A professora do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal, Neiza Fumes, está em uma visita técnica ao Centro de Recursos para a Inclusão Digital (Crid) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, em Portugal.

O Crid é coordenado pela professora Célia Sousa, e, de acordo com a docente da Ufal, tem a missão de promover a inclusão social da população com necessidades específicas, por meio de ajudas técnicas e produtos de apoio, no âmbito da acessibilidade digital.

“O Centro dispõe de diversos recursos tecnológicos e ainda faz aconselhamento em relação às respectivas ferramentas de apoio. Combina múltiplas áreas científicas, promovendo o desenvolvimento e a inovação de tecnologias acessíveis”, detalhou Fumes.

Ainda de acordo com a docente, a visita, além de contribuir para as pesquisas vinculadas ao Projeto Universal sobre as Dimensões Constitutivas da Inclusão na Educação Superior, busca estabelecer parcerias entre a instituição portuguesa, o Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (Needi), coordenado por Fumes, e o Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Especial do Iefe, do qual ela também é vice-coordenadora.

“A troca de experiência colabora para repensar a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da Ufal”, destacou.