O CM Cast, podcast que aborda temas locais e nacionais, lançou um novo episódio nesta quinta-feira (24).
Nesta edição, os jornalistas Carlos Melo, diretor do Grupo CadaMinuto, e Ricardo Mota analisam a influência do deputado federal Arthur Lira (PP) em Alagoas após o fim de seu mandato como presidente da Câmara dos Deputados.
Para Melo e Mota, ao assumir a relatoria do projeto que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil, Lira reforça sua posição política — inclusive se beneficiando da fragilidade do presidente Lula, que atravessa um momento delicado no governo.
“O tamanho dele aqui [em Alagoas] depende muito da força que ainda conserva em Brasília. Arthur Lira é esperto demais, é sábio demais para sair da presidência da Câmara — onde esteve por quatro anos — e virar um ‘ninguém’. Claro que não”, afirma Ricardo Mota.
O jornalista ainda aponta que Lira deve continuar no centro das articulações políticas ao menos até o fim do ano, já que o projeto o qual é relator precisa ser aprovado ainda em 2025 para vigorar no ano seguinte.
Essa posição estratégica, segundo Mota, também ajuda a explicar por que o deputado mantém o controle de cargos federais no estado, já que sua força local está diretamente ligada à influência que segue exercendo na capital federal.
Mota acrescenta que Lira continuará sendo uma figura procurada por prefeitos alagoanos em busca de apoio em Brasília, além de manter interlocução com setores relevantes da economia, como o agronegócio.
No entanto, ele também levanta uma questão: até que ponto o parlamentar está disposto a enfrentar o lobby dos mais ricos? Para Mota, ainda é incerto se Lira bancará a proposta do governo, que prevê reduzir a carga tributária sobre a população de menor renda e aumentar a cobrança sobre os que ganham mais.
Os episódios do CM Cast vão ao ar às segundas e quintas-feiras, sempre a partir das 12h.