O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, participou da solenidade de formatura de 152 voluntários, entre veteranos e novatos, do Núcleo Comunitário de Defesa Cívil (Nudec), que aconteceu na noite desta terça-feira(22), no Auditório Oscar Sátyro, do Ifal do bairro do Poço.
Na ocasião, eles receberam de Cunha o certificado de conclusão de curso e um kit com colete e capacete para o trabalho de campo.
Com duração de quatro horas, o curso, com capacitação contínua, preparou os voluntários em técnicas de primeiros socorros, ação de prevenção em residências, assim como prevenção para desobstrução e limpeza de canal e galerias, além apontamentos para que a Defesa Cívil consiga se antecipar onde seja necessário nas respectivas comunidades.
"Já são três anos sem uma vítima fatal sequer por conta de chuvas ou deslizamentos, apesar de quadras chuvosas que castigaram Maceió. Isso é fruto do trabalho preventivo e organizado que a Prefeitura de Maceió tem realizado, com o apoio da tecnologia e, claro, de todos vocês voluntários do Nudec. É um trabalho que nos ajuda a salvar vidas e não há preço que pague. Em nossa gestão, não reagimos aos problemas, mas tomamos a frente dos problemas", declarou Rodrigo Cunha, que fez questão de parabenizar a Defesa Cívil que tem à frente Abelardo Nobre, coordenador do órgão em Maceió.
Somente na proteção de barreiras, o Município já investiu R$ 150 milhões em recursos para garantir a segurança dos moradores.
Com início em 2021, o Nudec é composto por voluntários moradores dos nove territórios sociais estabelecidos pela Prefeitura de Maceió: território social 1 - Benedito Bentes; território social 2 - Antares e Jardim Petrópolis; território social 3 - Fernão Velho, ABC, Goiabeira e Rio Novo; território social 4 - Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Santo Amaro e Santa Helena; território social 5 - Ouro Preto, Barro Duro, Canaã; território social 6 - Jacintinho, Feitosa Cruz das Almas, São Jorge, Reginaldo e Mangabeiras; território social 7 - Guaxuma, Garça Torta e Riacho Doce; território social 8 - Ipioca, Saúde, Pescaria; e território social 9 - Bom Parto, Levada, Trapiche e Vergel.