O deputado estadual Ronaldo Medeiros sugeriu que seja formada uma comissão de parlamentares para visitar a cidade de Craíbas, especificamente a região localizada nas proximidades da Mineradora Vale Verde, que vem sendo alvo de denúncias de crime ambiental por parte de moradores.

“Em Craíbas o que a gente escuta sobre o que pode ocorrer e já está ocorrendo com quem reside próximo a mineradora é assustador. São casas rachando, barulho ensurdecedor, poeira, poluição que está afetando até o plantio, deixando terras improdutivas e ninguém dorme, devido as explosões”, resumiu Medeiros, durante a sessão desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Alagoas. 

Citando reportagem do Jornal Nacional sobre o assunto, Medeiros alertou para a necessidade de ação por parte dos governos federal, estadual e municipal “para não termos que fazer algo bem depois, quando não tiver mais jeito, como foi em Maceió, para que no futuro não se tenha um desastre tão grande em Craíbas quanto o que ocorreu em Maceió”.

Em aparte, o deputado Antonio Albuquerque pontuou que as explosões provocadas pela mineradora são sentidas também em municípios vizinhos, a exemplo de Arapiraca, Igaci e Limoeiro de Anadia. 

Também em aparte, o deputado Cabo Bebeto lembrou que, em 2019, durante uma audiência pública sobre a Braskem, o representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA) admitiu que órgão não possuía capacidade de fiscalização: “É importante que se monitore para que não tenhamos uma Braskem 2 e mais prejuízos que não podem ser reparados. Que isso não se repita em Craíbas e na região”, afirmou.

Os deputados Cabo Bebeto e Delegado Leonam, presidentes das comissões de Direitos Humanos e do Meio Ambiente da Casa, respectivamente, colocaram os dois colegiados à disposição para o aprofundamento do assunto.

 

Foto: Igor Pereira/Ascom ALE