A obra do novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro Bebedouro já foi iniciada. Para abrigar as instalações, um imóvel localizado na esquina da Ladeira Professor Benedito Silva com a Rua Marquês de Abrantes está sendo reformado e deve ser entregue ao Município no início do segundo semestre. A iniciativa faz parte do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS) e está inserida no eixo de políticas sociais e redução de vulnerabilidades.
Os CRAS oferecem serviços continuados de proteção social básica para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. A unidade de Bebedouro vai funcionar em um edifício considerado de valor histórico pelo Município, que está passando por diversas melhorias. Os serviços, realizados sob anuência da prefeitura de Maceió e o acompanhamento do corpo técnico da Braskem, formado por arquitetas especialistas em patrimônio cultural, começou com o diagnóstico para identificação de interferências ocorridas ao longo do tempo.
Em seguida, serão realizadas ações de retirada de camadas de tinta, o tratamento e recomposição dos elementos que emolduram as janelas e compõem a mureta do prédio, pintura e reparos no telhado e no sistema hidráulico. Também estão previstas a implantação de uma nova rede elétrica e a recomposição dos elementos arquitetônicos da fachada.
Com área total de 775 m², o equipamento será totalmente adaptado e equipado com salas de atendimento individual e familiar, recepção, brinquedoteca, copa, pátio coberto e salas multiuso para capacitações e eventos comunitários. A estrutura também inclui banheiros adaptados para pessoas com deficiência, sala de coordenação, almoxarifado e área de serviço. Além disso, o novo CRAS terá um espaço exclusivo para serviços do Cadastro Único (CadÚnico).
A unidade também vai abrigar o novo Espaço Flexal, previsto como uma das 23 medidas socioeconômicas do Acordo dos Flexais. Esse novo espaço contará com 186 m² de espaço multiuso de apoio para a comunidade e estará sob gestão do município.

Outras obras do PAS
Além do CRAS no Bebedouro, duas novas obras do PAS estão em fase inicial. São elas: a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), no bairro Cidade Universitária, com capacidade para 600 para crianças de 0 a 5 anos, e a instalação do Centro de Atenção Psicossocial AD III (CAPS AD III), que oferecerá atendimento especializado em saúde mental e dependência química, com capacidade para até 45 pacientes por dia.
Sobre o PAS
A adoção de medidas para reparar, mitigar ou compensar os impactos da desocupação nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol estão previstas no Acordo Socioambiental, assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
O Plano de Ações Sociourbanísticas reúne mais de 40 iniciativas que englobam a construção ou reforma de creches, mercados, praças e unidades de saúde, além de medidas nas áreas cultural, social, econômica e urbanística. Parte das ações é executada pela companhia; outras pelo Município de Maceió. O orçamento, custeado pela Braskem, é de R$ 198 milhões, atualizado anualmente.
O plano está organizado em quatro eixos de atuação: políticas sociais e redução de vulnerabilidades; atividade econômica, trabalho e renda; qualificação urbana e ambiental; e preservação da cultura e memória.
Fotos: Philipe Medeiros/Divulgação/Braskem