A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inaugura nesta quarta-feira (23) um mural em homenagem ao escritor Graciliano Ramos. A obra, de autoria do artista visual Ermans Carvalho, foi instalada na Faculdade de Letras (Fale) e ocupa mais de 50 metros quadrados.

O mural retrata Graciliano Ramos entre símbolos marcantes de sua obra, como a cachorra Baleia (Vidas Secas), a Casa-Museu em Palmeira dos Índios e elementos de A Terra dos Meninos Pelados.

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa. “Graciliano é um dos maiores orgulhos da nossa terra. Apoiar uma obra que leva sua imagem e seu pensamento para os muros da universidade é também reforçar a missão do Governo de Alagoas de preservar, divulgar e eternizar a nossa identidade cultural”, afirmou.

Paralelamente à inauguração do mural, um Ciclo de Palestras "Graciliano Ramos: Vida e Obra em Visualidades" acontecerá no Auditório do Cepel, na Universidade. O evento é acessível em Libras e gratuito, com inscrições aqui. Confira abaixo a programação:

Serviço:

13h - Abertura

13h20 -"Cores em Graciliano Ramos" – Ermans Carvalho (artista do mural)

14h - "Os cinemas de Graciliano Ramos" – Prof. Dr. Allan Nogueira

15h - "Exatidão e visualidade em Graciliano Ramos" – Profa. Dra. Susana Souto

16h - Encerramento + Inauguração do Mural “Ilustre Alagoano: Graciliano Ramos” 

*Com Ascom Secult