Em homenagem ao Dia Nacional da Caatinga, no próximo dia 28 de abril, o projeto Os Encantos da Caatinga e o Instituto SOS Caatinga promovem um evento especial no sertão alagoano. O evento, que acontecerá em Pão de Açúcar, pela manhã (a partir das 9h) e em São José da Tapera pela tarde, com previsão de início às 14h, reunirá aproximadamente 600 crianças das redes públicas de ensino e tem como principal objetivo conscientizar, de maneira lúdica e interativa, sobre a importância da preservação deste bioma exclusivamente brasileiro e frequentemente subestimado em sua riqueza.
“O ‘Os Encantos da Caatinga’ nasceu do desejo de mostrar às crianças o valor e a beleza do bioma onde vivem. A Caatinga é rica, cheia de vida, e muitas vezes não é vista assim. Criamos o projeto para despertar esse encantamento e o sentimento de pertencimento desde cedo. Estou muito feliz com essa parceria com o Instituto SOS Caatinga e acredito que juntos vamos proporcionar uma experiência única para as crianças do Sertão, unindo educação, cultura e meio ambiente de forma lúdica e inesquecível.”, celebrou Luana Almeida, coordenadora do projeto.
O evento, que conta com apoio das prefeituras municipais de São José da Tapera e Pão de Açúcar, com participação do Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas, será marcado por uma programação envolvente e educativa. As crianças assistirão a animação “Cante e se Encante com a Caatinga”, uma animação de 40 minutos que mistura arte, cultura nordestina e educação ambiental. A obra traz como protagonistas animais típicos do bioma em uma jornada repleta de descobertas, homenageando personalidades da cultura alagoana como Mestra Zeza do Coco, Nelson da Rabeca, Mestre Verdelinho e Joana Gajuru.
Durante o evento, também serão distribuídos materiais pedagógicos produzidos pela equipe do projeto, como a cartilha de atividades “Coleção da Caatinga”, o livro de colorir “A Cor da Caatinga” e outras ferramentas lúdicas que aproximam as crianças do universo da fauna e flora locais, com pinturas corporais de espécies da região, além da explicação sobre a importância de sua preservação.
“A expectativa é grande. Essa parceria é uma novidade para todos nós. Temos recebido apoio e acreditamos que essa ação vai fortalecer muito a educação ambiental das crianças, que é o nosso principal objetivo. É a primeira vez que o Instituto realiza uma iniciativa como essa, então há também um clima de curiosidade e entusiasmo, mas estamos confiantes de que será uma experiência dinâmica e enriquecedora, como buscamos em todos os nossos eventos”, comentou Marcos Bezerra, diretor do Instituto SOS Caatinga
Conheça mais sobre os organizadores
O projeto “Os Encantos da Caatinga” foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por estudantes de Ciências Biológicas, Comunicação, Design e Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio do Laboratório de Conservação do Século XXI (Lacos21), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS/UFAL).
Voltado para o público infanto-juvenil, as ações e produtos foram desenvolvidas buscando o ensino através do lúdico, o que facilita a absorção do conhecimento científico, o projeto busca também criar uma conexão emocional entre os participantes e o bioma, reforçando a ideia de que a preservação é uma responsabilidade de todos e que deve ser realizada desde a primeira infância.
Em 2024, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aproximadamente 500 crianças, dos municípios de Maceió, Pilar e Arapiraca puderam ver, em primeira mão, a animação, em três dias de evento no Cine Arte Pajuçara, em Maceió. Muitos sequer tinham ido a uma sessão de cinema antes.
O “Instituto SOS Caatinga” é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2004, com sede em São José da Tapera, no sertão de Alagoas. Sua missão é promover ações e criar espaços de diálogo voltados à proteção e valorização da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro e historicamente negligenciado. A entidade atua com foco em educação ambiental, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
Ao longo de sua trajetória, o Instituto desenvolveu projetos voltados à preservação da fauna e flora, como o monitoramento do macaco-prego-galego (espécie ameaçada), capacitação de moradores para identificação de espécies vegetais e apoio à criação de áreas protegidas. Também é parceiro em iniciativas como a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco. Seu trabalho foi reconhecido pela UNESCO, que o declarou o Primeiro Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga em Alagoas.
O SOS Caatinga tem como base a educação, a ciência e o respeito às comunidades locais. Seus projetos buscam despertar a consciência ambiental, promover o uso racional dos recursos naturais e fortalecer o sentimento de pertencimento ao bioma. O Instituto é referência na luta pela valorização da Caatinga e inspiração para novas gerações de defensores do meio ambiente.
SERVIÇO
Evento em homenagem ao Dia da Caatinga, promovido pelo projeto Encantos da Caatinga e pelo Instituto SOS Caatinga
Quando: 28 de Abril de 2025
Onde: Municípios de Pão de Açucar (manhã) e São José da Tapera (tarde) (AL)
Público-alvo: Aproximadamente 600 crianças da rede pública de ensino
Apoio: Prefeituras de São José da Tapera e Pão de Açúcar | Batalhão de Polícia Ambiental
