O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, conhecido como Dom Beto Breis, irá celebrar uma missa exequial nesta segunda-feira (21), às 18h, na Catedral Metropolitana de Maceió, em homenagem ao papa Francisco, que faleceu durante a madrugada.

A missa será dedicada à memória do pontífice, que morreu aos 88 anos às 2h35 (horário de Brasília), após complicações de saúde. Francisco enfrentava um quadro delicado desde fevereiro, quando foi internado por uma pneumonia nos dois pulmões. Ele recebeu alta há cerca de um mês.

Dom Beto usou as redes sociais para expressar sua dor pela perda e relembrar os encontros que teve com o papa, a quem conheceu pessoalmente por quatro vezes. Em sua mensagem, o arcebispo destacou a ternura, lucidez e coragem de Francisco diante dos desafios da humanidade.

“Não encontro outra palavra para expressar meus sentimentos neste dia que o Senhor fez para nós para o Papa Francisco: OBRIGADO!”, escreveu. “Na Oitava da Páscoa, o Bom Pastor chama seu Vigário na Terra, exímio mestre de humanidade em tempos sombrios de pandemias, guerras atrozes e extremismos.”

Dom Beto finalizou a homenagem com um pedido afetuoso ao pontífice: “Dá um abraço também no Francisco de Assis e do Céu por nós.”

A morte de Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa latino-americano da história, marca o fim de um pontificado que entrou para a história por sua simplicidade, carisma e defesa dos mais pobres. As cerimônias fúnebres no Vaticano já estão em curso, e a Igreja se prepara para os ritos tradicionais de despedida e o processo de escolha de um novo papa.