O município de Teotônio Vilela está localizado, nas Alagoas dos Palmares.
E segundo o ‘zumzum’ local’ tem o prefeito, com o sorriso mais bonito do país todinho.
Eitáta!
Quem me apresentou ao prefeito, cujo nome é Peu Pereira, foi minha amiga, a parlamentar assertiva em ideias e posicionamentos, então deputada estadual, com atuação inesquecível, Jó Pereira.
A apresentação foi cheia de um respeito diferenciado à causa , e esta ativista amou.
Foi com Jó Pereira e ao lado de Peu, que esta ativista substantivou o ineditismo do Projeto Baobás, com o plantio nos Quilombos Birrus e Abobreiras.
Sim, Alagoas é quilombola e negra.
Joãozinho Pereira, Jó Pereira e Peu Pereira são políticos que ao absorverem a importância de valorização das políticas antirracistas, em Alagoas ( são poucos e bons) iniciaram o processo político de institucionalizar a educação antirracista.
E assim, em março de 2024 surge, no Quilombo Abobreiras, a primeira Escola Quilombola chamada de Izidio Alves Farias , com padrão primeiro mundo de toda Alagoas.
Que bacana!
E, neste 20 de abril, Peu Pereira faz aniversário e a Comunidade Remanescente Quilombola Abobreiras, ao tempo que parabeniza, ganha um presente e celebra a doação de uma van.
Uma van novinha, plotada, ( existe outra nos quilombos alagoanos?), que não só possibilita a mobilidade dos quilombolas, como também ressignifica, robustece a história negra local.
É isso!
Salve, Peu Pereira!


