Um pedido de urgência para a tramitação do Projeto de Lei (PL) que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, tentativa de anular o resultado das eleições presidenciais de 2022, foi apresentado na Câmara dos Deputados. Na ocasião, manifestantes invadiram as sedes dos três Poderes, em Brasília.

O pedido foi protocolado pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e reuniu 258 assinaturas, ultrapassando o número mínimo necessário de 257. Entre os parlamentares que apoiaram a medida, estão os alagoanos Delegado Fábio Costa (PP) e Alfredo Gaspar (União Brasil).

Em contrapartida, outros sete dos nove deputados federais de Alagoas não assinaram o pedido. São eles: Isnaldo Bulhões Jr. (MDB), Rafael Brito (MDB), Daniel Barbosa (PP), Marx Beltrão (PP), Luciano Amaral (PV), Arthur Lira (PP) e Paulão (PT).

Atualmente, há mais de dois mil projetos em regime de urgência aguardando análise na Câmara. Com a coleta de assinaturas concluída, a decisão de pautar ou não o pedido cabe agora ao presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos).

Se aprovado, o regime de urgência permitirá que o projeto seja votado diretamente no plenário, sem a necessidade de passar antes pelas comissões temáticas.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria