O Censo Demográfico é como uma grande pesquisa que tira uma foto de como o Brasil está em um determinado momento. Ele une informações sobre quantas pessoas somos, como vivemos e como está a nossa economia. O último levantamento feito foi em 2022, e, agora, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar os dados coletados nesta quinta-feira (17), a partir das 10h, em evento que será realizado na Universidade Federal de Alagoas.
A oficina vai acontecer no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió. Será feito um recorte do Contorno Urbanístico das cidades, que mostra, entre outras informações, características de acessibilidade, pavimentação, arborização, saneamento e condições climáticas das cidades.
A partir das informações colhidas durante o censo de 2022, foi possível mostrar esse recorte do Brasil, incluindo até nas menores cidades e dentro dos bairros. Os dados coletados pelo Censo são importantes para quem governa, planeja e pensa as cidades sob diferentes perspectivas, ou seja, os prefeitos, vereadores, deputados e o governo federal; são alguns dos entes políticos que se beneficiam das informações colhidas pela pesquisa. No entanto, pesquisadores e estudantes também podem se beneficiar dos dados, a partir dos quais podem mapear, planejar, sugerir ou implementar suas pesquisas e ações no âmbito acadêmico.
A oficina segue no horário da tarde, com o tema Um território de informações: Potencialidades dos Dados do Censo 2022, que apresentará, além dos aspectos técnicos e operacionais da pesquisa, suas potencialidades para tomada de decisão de gestores locais. Essa temática abordada pelo IBGE tem interlocução direta com os cursos da Ufal, Geografia, História, Comunicação Social, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais e Políticas, Engenharia Ambiental e Sanitária, além dos cursos da área da Saúde.
A expectativa dos organizadores do evento é ter a participação de alunos, docentes e profissionais dessas áreas, mesmo num dia de ponto facultativo, véspera de feriado. Durante a oficina serão abordados:
• O que é o Censo;
• Números da operação;
• Temas investigados;
• Novidades do Censo 2022;
• Potencialidades dos dados para gestores locais;
• Ferramentas e formas de acesso aos dados (Panorama do Censo 2022, Sidra, PGI, BDIA);
• Temas já divulgados e perspectivas para as próximas divulgações.
Confira a programação da oficina e clique aqui para realizar a sua inscrição. É importante lembrar que as atividades vão dar direito a certificado de participação.
Leia também: IBGE fará lançamento na Ufal de dados inéditos do último Censo Demográfico
*Com Ascom Ufal