Uma operação realizada na manhã desta terça-feira (15) pelo Grupo de Pronta Resposta (GPROR) do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) flagrou 20 motociclistas cometendo infrações no acesso entre os bairros Murilópolis e Barro Duro, em Maceió.

A ação foi motivada por denúncias de moradores e condutores que circulam pela região e teve como objetivo reforçar a fiscalização e coibir práticas irregulares de trânsito no local. Segundo o DMTT, o trabalho busca garantir mais segurança viária e conscientizar os condutores sobre o respeito às normas de circulação.

Entre os motociclistas abordados, 12 foram flagrados trafegando pelo passeio. "É uma prática que coloca em risco a integridade física e a vida de pedestres que utilizam a calçada e que deve ser coibida com rigor", pontuou o coordenador do GPROR, Nicolas Albuquerque. O DMTT ressalta que trafegar pelo passeio configura infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 multiplicada por três, conforme indica o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Também foram flagrados cinco motociclistas trafegando pela contramão, infração gravíssima, conforme o artigo 186 do CTB. Duas autuações foram por transitar pelo canteiro central e uma por utilizar o celular. A ação aconteceu entre 07h30 e 08h30.

Carlos Moura, diretor de Policiamento Viário do DMTT, destacou a importância da fiscalização e ressaltou como a conscientização pode impactar positivamente no dia a dia do trânsito. "Vamos manter nossas equipes em ação, fiscalizando, sempre com o objetivo de garantir o ir e vir seguro das pessoas. Contamos com a conscientização e que essa conscientização se prolifere e que as pessoas tenham respeito às leis, o que consequentemente é respeitar a vida do próximo", disse.

O trabalho de fiscalização é realizado em ruas e avenidas da cidade. A atuação tem como prioridade garantir a segurança viária e a mobilidade urbana para todos. Flagrantes como os citados pode ser comunicados ao DMTT através do aplicativo NOI Cidadão e dos números 118, que funciona de segunda à sexta-feira; e pelo 3312-5340, que funciona 24 horas.

 

*Com assessoria