A Páscoa, uma das épocas mais doces do ano, está chegando e os empreendedores do ramo da confeitaria estão inovando com criatividade, propósito e planejamento para alcançar novos clientes. Esse é o caso das empresárias Andressa Rayane, proprietária da Lila Mel, e Francinara Lima, da Delícia de Leite, que com afeto estão transformando seus doces em produtos que encantam o público consumidor.
A data também é uma excelente oportunidade para os empreendedores ampliarem o mercado, especialmente com produtos à base de chocolate. Para apoiar os pequenos negócios na criação de campanhas mais eficazes, o Sebrae Alagoas reuniu dicas de marketing que podem ser aplicadas de forma prática para impulsionar as vendas. Confira neste link.
Lila Mel
Os ovos de páscoa são os produtos tradicionais mais procurados nessa data comercial, mas outros doces estão se destacando, como o pão de mel produzido na empresa de Andressa. Nessas datas comemorativas, a empresária aposta em um cardápio sazonal, personalizado e com foco em doces artesanais e presenteáveis.
Para este ano, a novidade na Lila Mel é o “ovo de degustação”, com quatro sabores: doce de leite, brigadeiro, coco e ninho. A proposta é atender desde quem busca um mimo mais acessível até quem deseja presentear com uma lembrança mais sofisticada. Além desse produto, os tradicionais pães de mel com embalagens personalizadas para páscoa também estão atraindo muitos clientes.
Além de apostar em um cardápio específico, Andressa planejou sua campanha nos mínimos detalhes, com produção fotográfica para atrair ainda mais clientes. “Quando comecei, muitas pessoas diziam que não gostavam de pão de mel. Mas a maioria só conhecia o industrializado. Quando provavam o meu, feito artesanalmente, se surpreendiam e viravam clientes fieis. Esses feedbacks me mostram que estou no caminho certo”, destacou.
A empreendedora também compartilha que estabelece metas de vendas e produção a cada campanha, sempre analisando o que deseja trazer de novo. “Sempre paro pra pensar em como gostaria de fazer, nessa em especial, queria trazer o xadrezinho amarelo, queria trazer uma opçãozinha de ovo do nosso jeito, e trazer opções mais simples e acessíveis. Mas acima de tudo, queria que as pessoas lembrassem do pão de mel como um doce saboroso e como opção de presente especial”, compartilhou.
Inicialmente, o pão de mel não era o foco principal da empresária que já comandava a Entre Favos, uma marca voltada para a comercialização de produtos derivados das abelhas. A ideia do pão de mel surgiu como um subproduto que aos poucos foi ganhando destaque.
“Eu nunca imaginei trabalhar com doces, mas percebi que as pessoas gostavam do meu pão de mel e vi ali uma nova oportunidade de mercado. A ideia de criar a marca exclusiva veio da minha prima e assim surgiu a Lila Mel, em homenagem a minha filha Liana, que chamamos carinhosamente de Lila”, explicou a empreendedora.
Delícia de Leite
Para os que não abrem mão do tradicional ovo da páscoa, os produtos de Francinara Lima, proprietária da Delícia de Leite são uma ótima pedida. Neste ano, a empreendedora resolveu inovar ao unir seus tradicionais docinhos personalizados aos ovos de Páscoa, tornando o catálogo ainda mais atrativo.
Os doces vendidos por Francinara são produzidos à base de leite ninho e personalizados com imagens de bichos da fazendo, desenhos animados, frutas e corações. A ideia de empreender veio após uma perda pessoal e a empreendedora encontrou nos docinhos uma forma de ajudar nas finanças de casa.
Hoje, seu trabalho é reconhecido pela personalização e exclusividade: ela atende qualquer tema sugerido pelo cliente, com cuidado e criatividade. Para o catálogo da Páscoa, os coelhinhos ganharam destaque criando kits criativos e presenteáveis que acompanham os ovos de chocolate.
Sempre de olho no planejamento, a meta da Delícias de Leite para esse ano é ousada, alcançar R$10 mil em vendas nesta campanha. “Em 2023 tive uma consultoria de precificação justamente para época da Páscoa no Sebrae, e desde então, tenho aplicado os conhecimentos e me saído bem. Sempre que tenho alguma dúvida, corro para o Sebrae. Todas as consultorias que fiz foram essenciais para que eu estruturasse minha empresa com segurança”, relata.
Planejamento e resultado
As duas empreendedoras têm em comum a sensibilidade para transformar sentimentos em doces, a coragem para empreender e a visão de que datas comemorativas são oportunidades de crescimento real. Com planejamento estratégico, produtos criativos e apoio do Sebrae, elas seguem conquistando o paladar e o coração dos seus clientes.
Francinara Lima está com o objetivo claro e trabalhando para alcançar o resultado, e Andressa Rayane também enxerga a época como uma chance real de crescimento. Desde o início da sua trajetória como empreendedora, a fundadora da Lila Mel buscou apoio no Sebrae Alagoas, participando de cursos e consultorias voltadas para gestão financeira, precificação e posicionamento de marca. “Participar do programa Sebrae Delas me fez se reconhecer como uma mulher empreendedora de verdade”, explica.