A disputa pelo governo de Alagoas em 2026, que de acordo com pesquisas do Instituto Falpes, coloca no momento, empate técnico entre o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), (PL) e o senador licenciado e ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) traduz o peso estratégico e político do segundo maior colégio eleitoral de Alagoas - Arapiraca como fiel da balança. 

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de março e 06 de abril em 70 municípios de Alagoas incluindo Maceió e Arapiraca e revelou um cenário de empate técnico na disputa pelo Governo de Alagoas em 2026, nesse momento. 

Segundo os dados, Renan Filho aparece com 43,5% das intenções de voto, enquanto JHC tem 43%. O levantamento ouviu 4.757 pessoas e possui margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Com a diferença mínima entre os dois principais pré-candidatos, cidades-polo como Arapiraca e demais cidades no seu entorno, ganham destaque estratégico na disputa. Segundo maior colégio eleitoral do Estado, Arapiraca pode ser o fiel da balança na definição do próximo governador.

O cenário bem disputado, reforça a importância da participação do eleitorado arapiraquense, que tende a ser cada vez mais disputado por lideranças políticas nos próximos seis meses e até o final deste ano. 

Com 5% dos entrevistados declarando que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados e 8,5% sem opinião formada, a batalha pelo voto decisivo passa, inevitavelmente, por municípios com grande densidade eleitoral e protagonismo regional - como é o caso de Arapiraca.