Representantes de Alagoas no Campeonato Brasileiro da Série D, ASA e Penedense estão no Grupo A-4, ao lado dos sergipanos Lagarto e Sergipe; dos baianos Barcelona de Ilhéus, Jequié e Juazeirense, além do União de Tocantins.
Conheça os adversários dos alagoanos:
Juazeirense
Primeiro adversário do ASA na competição nacional, é treinado pelo experiente Carlos Rabelo – que já teve passagem no Alvinegro. A equipe baiana anunciou alguns reforços, entre eles, o experiente zagueiro Adalberto, 37 anos, com passagens por América (RN), Treze (PB), CSA (AL), Fortaleza (CE), Confiança (SE), entre outros.
Também chegaram ao clube o meia Felipe Benedetti, de 23 anos ( ex Uberlândia/MG) e o atacante Everton Lino, de 24 anos, que estava no Floresta (CE).
No elenco também estão Pedro Campanelli (goleiro) e o atacante Tata Baiano, que já atuou em 11 jogos e marcou 3 gols.
Barcelona de Ilhéus
O Barcelona de Ilhéus, time tradicional do sul da Bahia, viajará até o interior de Alagoas para enfrentar o Penedense, no Estádio Alfredo Leahy, em Penedo. O time é comandado por Adriano Souza.
Na equipe estão jogadores conhecidos do torcedor alagoano, a exemplo do lateral Michel Tiago (34 anos), volante Lídio (38 anos) e o atacante Lúcio Maranhão (36 anos) – todos com passagem pelo ASA.
Jequié
Associação Desportiva Jequié fará sua estreia contra o Sergipe, no domingo (20), às 16h, no estádio Waldomiro Borges, na cidade de Jequié. O time é comandado pelo alagoano Alisson Dantas, que avaliou como positivo o amistoso de sábado (12), onde o time empatou em casa com o Bahia de Feira pelo placar de 0 a 0.
No elenco, vários nomes conhecidos: goleiro Thiago Passos (ex-ASA); lateral esquerdo Gilmar ( ex-ASA e CSE); e o meia Edinho ( ex-Cruzeiro, CSE e Murici).
Lagarto
Entre os nomes mais experientes do grupo comandado pelo técnico Alan Dotti está o zagueiro Naylhor, de 37 anos, com passagens por Paraná (PR), Figueirense (SC), Ituano (SP), Paysandu (PA) e Treze (PB), entre outros. Outro nome conhecido é o atacante Tiago Souza, de 33 anos, que atuou pelo CSE em 2022.
A equipe sergipana estreia enfrentando o União-TO e, também, vem anunciando jogadores. Contratou os atacantes Lucão, de 26 anos, que estava no Dorense e Negueba. 21 anos, que estava no Falcon.
Sergipe
Na preparação para a estreia na Série D, no domingo (20), contra o Jequié (BA), o Sergipe foi até Campina Grande (PB) e venceu o Treze por 1 a 0, em amistoso realizado no sábado (12). O gol do jogo foi marcado por Pedro Maycon.
Pedro Maycon já atuou no futebol alagoano e defendeu o CSE em 2018. O Sergipe contratou o técnico Dico Woolley para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. O profissional, de 43 anos, ficou conhecido por sua passagem no Retrô, onde chegou ser vice-campeão pernambucano.
União-TO
O União-TO encara o Brasileiro da Série D pela primeira vez em sua história. O time celeste é o único campeão estadual da atual temporada a disputar a 4ª divisão nacional. O União Atlético Clube é de Araguaína e manda seus jogos no Estádio Leôncio de Souza Miranda, o Mirandão, que tem capacidade para 10.000 pessoas.
O comandante do time celeste é Luiz Carlos Prima, de 70 anos. Ele esteve na Copa do Mundo de 1994, ano do tetracampeonato do Brasil, como preparador físico da Seleção Brasileira. Prima se tornou treinador apenas em 2019, passando por Taguatinga-DF e Independente-AP, até chegar ao União em 2024.
Entre os nomes conhecidos do elenco está o atacante Wanderson, 32 anos, que atuou no ASA nas temporadas 2013 e 2014.