A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), emitiu um aviso meteorológico neste sábado (12) alertando para a possibilidade de pancadas de chuva com acumulados significativos e rajadas de vento em regiões do interior do estado.

De acordo com os modelos de previsão analisados, há risco para áreas do Sertão, Sertão do São Francisco, Agreste e Baixo São Francisco entre este sábado (12) e a tarde do domingo (13). As chuvas podem ser acompanhadas por ventos fortes e, em pontos isolados, também há chances de incidência de raios.

A formação desse cenário está associada à atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico Sul, aliado a um cavado em superfície — fenômenos que favorecem o desenvolvimento de nuvens mais carregadas.

Entre os riscos associados, estão possíveis destelhamentos, queda de árvores e placas mal fixadas, além de alagamentos em áreas urbanas com pouca drenagem. Apesar da previsão de chuvas, a SPDEN informa que, até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas de Alagoas.

No Litoral e na Zona da Mata, a possibilidade de chuvas é menor e com riscos mais reduzidos.

A Semarh continua o monitoramento das condições climáticas e poderá emitir novos alertas caso o cenário se intensifique. A população pode acompanhar a previsão do tempo e o nível dos rios pelo site oficial da Secretaria.