Com sete unidades espalhadas entre a parte alta e baixa da cidade, os Ecopontos de Maceió têm evitado que mais de 1.400 toneladas de resíduos por mês sejam descartadas irregularmente em vias públicas da capital. A iniciativa, criada pela Prefeitura e gerida pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), tem como objetivo combater pontos de lixo crônico em mais de 180 áreas mapeadas.

Os equipamentos funcionam nos bairros da Pajuçara, Vergel do Lago, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Gruta de Lourdes, Feitosa e na Cidade Universitária. Neles, a população e carroceiros autorizados podem descartar gratuitamente até um metro cúbico de resíduos da construção civil, restos de poda, móveis, eletrodomésticos em desuso e materiais volumosos.

Para o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, a ação é uma ferramenta fundamental para preservar o meio ambiente urbano. “Pedimos que os cidadãos que contratam carroceiros se certifiquem de que os resíduos estão sendo destinados aos Ecopontos. Assim, evitamos que o lixo seja despejado nas ruas e conseguimos manter a cidade limpa”, disse.

Além do descarte nos Ecopontos, moradores também podem solicitar a coleta de volumosos de forma gratuita. Para isso, basta entrar em contato com a Central de Monitoramento da Alurb pelo número 156 ou pelo WhatsApp (82) 98802-4834.

Confira os endereços dos Ecopontos de Maceió:

Pajuçara: Rua Campos Teixeira, nº 476

Vergel do Lago: Avenida Governador Teobaldo Barbosa – Dique Estrada

Tabuleiro do Martins: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão

Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, nº 912 – Jardim Petrópolis

Gruta de Lourdes: Rua Antônio Menezes de Araújo Lemos, nº 143

Feitosa: Rua André Cardoso Borba, nº 366/394

Cidade Universitária (Conj. Santa Maria): Avenida Lourival Melo Mota, s/n

 

*Com Assessoria