O diretor-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Edson Bento, e o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, participaram de importantes reuniões em Brasília, nos dias 26 e 27 de março, para discutir parcerias voltadas ao avanço da pesquisa e da tecnologia em Alagoas.
Junto com o professor do Instituto de Educação Física e Esporte da Ufal (IEFE/Ufal), Pedro Balikian, o presidente da Fundepes se reuniu no gabinete do senador Fernando Farias, acompanhados do assessor Mário César, para tratar sobre as obras do PAC Espaços Esportivos Comunitários. Esse programa tem como objetivo expandir a infraestrutura social, reduzir desigualdades regionais e promover uma vida ativa e saudável por meio de equipamentos públicos multiuso em áreas de vulnerabilidade socioeconômica. Durante o encontro, também foram discutidas iniciativas para transformar o Complexo Esportivo da Ufal em um centro de excelência.
Em outra agenda, o diretor-presidente da Fundepes e o reitor da Ufal visitaram o Quartel-General do Exército Brasileiro, onde discutiram possíveis ações conjuntas com a universidade. O Exército demonstrou interesse em projetos de inovação, especialmente em áreas como tecnologia da informação e inteligência artificial. Uma nova reunião entre as instituições está prevista para maio, na Ufal.
Na sequência, Edson Bento participou de uma reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde discutiu assuntos estratégicos e de interesse mútuo, buscando fomentar ações direcionadas à Fundação.