Para evitar que advogados enfrentem dificuldades no acesso ao sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), que passará a exigir um método de autenticação em duas etapas, o presidente do Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de Alagoas (Sindav/AL), Elias Ferreira, se reuniu com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), desembargador Jasiel Ivo. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (7), na sede do TRT, no bairro Centro, em Maceió.
A exigência do Múltiplo Fator de Autenticação para o acesso a sistemas jurídicos sensíveis entra em vigor nesta terça-feira (8) e foi determinada pela Portaria nº 140/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento estabelece que a autenticação em dois fatores é obrigatória para usuários internos e externos, como medida de reforço à segurança das informações contidas nos processos e à proteção de dados.
De acordo com Elias Ferreira, advogados de alguns estados já enfrentaram dificuldades para acessar o sistema. “Tivemos uma reunião muito produtiva com o presidente Jasiel Ivo e a equipe do TRT, visando garantir que os advogados trabalhistas não tenham qualquer prejuízo em suas atividades”, afirmou.
A verificação em duas etapas será realizada por meio da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ). O advogado deverá fazer login com CPF e senha ou certificado digital; em seguida, um código de verificação será enviado para o e-mail cadastrado, permitindo então o acesso ao sistema.
Também participaram da reunião o vice-presidente do Sindav/AL, João Onuki; o conselheiro da OAB/AL, Flávio Farias; e Manoel Messias Feitoza, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT/AL.