Uma agressão cometida por guardas municipais de Murici contra o pai de um jogador do time sub-17 do Zumbi Esporte Clube foi registrada por torcedores no último sábado (5), durante uma partida contra o Murici Futebol Clube, no Estádio José Gomes da Costa. Há também relatos de que alguns atletas do Zumbi teriam sido agredidos.
Nas imagens que circulam nas redes sociais, três guardas municipais aparecem empurrando o homem contra uma pilastra da arquibancada e o agredindo com cassetetes.
Após alguns instantes de agressão, membros da comissão técnica do Zumbi surgem tentando intervir. No vídeo, é possível ouvir torcedores na arquibancada incentivando a violência, com frases como “Quero ver se ele é bom” e “Acho que cabe mais”.
Em nota, o Zumbi Esporte Clube repudiou os atos de violência e ressaltou que o futebol deve ser, acima de tudo, um espaço de respeito e convivência. Confira a nota na íntegra:
“O Zumbi Esporte Clube vem a público manifestar seu total repúdio aos atos de violência praticados por membros da Guarda Municipal de Murici - AL durante a partida entre Murici x Zumbi, pelo Campeonato Alagoano Sub 17, ocorrida no dia 05/04/2024 no Estádio José Gomes da Costa, deferindo empurrões em jogadores da equipe e as agressões contra o pai de um dos nossos atletas.
O futebol é, acima de tudo, um espaço de paixão, respeito e convivência. Episódios de agressão, truculência e abuso de autoridade — como os que presenciamos — são inaceitáveis e ferem os princípios do esporte, da cidadania e dos direitos humanos.
Nos solidarizamos com todos os atingidos direta ou indiretamente por essas ações e exigimos que as autoridades competentes apurem os fatos com rigor e responsabilizem os envolvidos.”