Um estudo da Universidade de Durham, no Reino Unido, aponta que desligar a internet do celular pode trazer benefícios à saúde mental. Entre os efeitos observados estão melhora na atenção, na memória e redução de sintomas de depressão e ansiedade. As informações são do portal O Globo.
A pesquisa acompanhou 51 pessoas durante duas semanas. Na primeira, os participantes usaram os celulares normalmente. Na segunda, foram orientados a manter os dados móveis desligados, podendo usar Wi-Fi apenas quando necessário.
Durante o estudo, os participantes instalaram um aplicativo que bloqueava o acesso à internet móvel dos celulares, tornando-os funcionais somente para ligações, SMS e conexão via Wi-Fi.
Ao serem separados em dois grupos, foi possível observar e comparar aspectos como satisfação com a vida, sintomas de ansiedade e depressão e a capacidade de atenção sustentada.
Segundo os pesquisadores, os resultados da intervenção indicam que limitar o uso da internet no celular pode ser uma estratégia acessível e eficaz para melhorar o bem-estar mental.
O neurologista Mario Peres, do Hospital Albert Einstein, explica que o excesso de telas e internet pode levar ao chamado "Brain Rot", uma deterioração das funções mentais e cognitivas que dificulta de concentração, fadiga mental e desatenção.