A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) dos Flexais acaba de ser entregue ao município. A estrutura, localizada na Ladeira Professor Benedito Silva oferecerá atendimento de saúde primário, incluindo prevenção, diagnóstico e tratamento. Construída seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para garantir qualidade e acessibilidade, a UBS construída utilizando a metodologia "Steel Frame" (perfis em aço galvanizado tratado) e possui paredes e telhados termoacústicos, rampas, piso tátil e espaços adaptados para PCDs.

 

Com 390m² de área construída, o espaço conta com 234 itens de mobiliário, entre camas hospitalares, cadeiras odontológicas, bancadas, refrigeradores, prateleiras, micro-ondas, armários, cadeiras, mesas, poltronas, bancos, entre outros.

 

A obra integra as 23 medidas socioeconômicas definidas no Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, fruto do Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem.

 

A convite do Projeto Flexais, moradores visitaram o novo espaço. “Eu vou utilizar a UBS juntamente com minha mãe. Ter o posto de saúde tão perto de casa vai mudar o meu dia a dia para melhor”, comemora a dona de casa Vanilma Ananias, 62 anos. “Eu estava muito curiosa para ver a UBS. Agora estou mais feliz com o Projeto Flexal porque está melhorando e, pelo que eu vi, com fé em Deus, vai ficar melhor ainda”, completa a moradora.

 

Serviços públicos, espaços para convivência e comércio

 

Além da UBS, a nova creche-escola da região também já foi entregue. Das 23 medidas previstas para reverter o ilhamento socioeconômico da região e incentivar a economia local, 16 estão implementadas e as demais em andamento, como a requalificação da iluminação pública, com novas lâmpadas e modernização da rede.

 

 

Outras obras do Projeto Flexais são a requalificação das ruas Tobias Barreto, Faustino Silveira e da Praça Nossa Senhora da Conceição, a construção do Centro Comercial e Espaço para Feira, Centro de Apoio aos Pescadores e instalação de um píer de acesso à Lagoa Mundaú.

 

 

 

Estão em curso na região outras medidas como limpeza urbana e combate a pragas, vigilância, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população dos Flexais, transporte escolar e serviço de apoio psicológico. Câmeras de segurança foram instaladas na região e o Espaço Flexal foi estruturado para abrigar secretarias municipais que fazem o atendimento direto à comunidade.

 

Indenização

 

A Braskem segue realizando o pagamento de indenização aos moradores e comerciantes da região. Em fevereiro, o Programa de Apoio Financeiro (PAF) chegou a 99,8% de indenizações pagas para famílias, moradores e comerciantes. Ao todo, já foram pagos pela Companhia R$ 49,8 milhões.