Arapiraca tem avançado na melhoria da mobilidade urbana com obras importantes e equipamentos públicos espalhados nos bairros do município. Para dar continuidade, a gestão municipal dá início a construção do Plano de Mobilidade, o Plan Mob, uma das ferramentas para basear as políticas públicas futuras.
A pesquisa tem como objetivo levantar como as pessoas se locomovem na cidade e como funciona o deslocamento para garantir a eficiência e qualidade de vida dos arapiraquenses. Na primeira fase do Plan Mob, os pesquisadores estarão espalhados em diversos pontos do município, pontos e terminais de ônibus, ciclovias, nos transportes coletivos para fazer o levantamento de origem e destino, contagem de veículos e opinião com usuários do transporte público e ciclistas.
“Estamos iniciando esse processo que é um dos mais importantes do planejamento de uma cidade. O Plano de Mobilidade faz parte da atualização do Plano Diretor, que é a política de planejamento da cidade a curto, médio e longo prazo. Essas pesquisas são de suma importância para a gente entenda como a população está se deslocando na cidade e comece a fazer um planejamento que melhore o ir e vir tanto de quem mora aqui, quanto de quem vem até a cidade”, explicou a superintendente da SMTT Arapiraca, Katiane Duarte.
Pesquisa de Origem e Destino Domiciliar
A partir desta quarta-feira (09), os pesquisadores irão até as residências com o questionário sobre o deslocamento de origem e destino dos moradores de cada casa selecionada. As pesquisas acontecerão entre abril e maio, de terça a sábado.
Os pesquisadores estarão devidamente caracterizados, com colete da empresa EGL (responsável pelo plano) e crachá com os dados do pesquisador e uma carta de apresentação. As informações solicitadas serão referentes ao dia anterior da entrevista, como o meio de transporte utilizado, motivo do deslocamento e dados socioeconômicos.
A SMTT Arapiraca estará disponível por meio do whatsapp (800 082 2903), instagram (@smttarapiraca) e pelo email planmobarapiraca@gmail.com para quaisquer dúvidas.