Nos dias 8, 9 e 10 de abril, o município de Arapiraca será palco do Mutirão de Inovação, evento que integra as atividades do projeto Catalisa Gov. Os servidores da prefeitura irão participar de uma oficina para fomentar a inovação no setor por meio da modernização de processos de compras públicas.
A consultoria desse projeto foi iniciada em fevereiro deste ano. A iniciativa, realizada por meio de um acordo de cooperação entre o Sebrae Alagoas e a Prefeitura Municipal de Arapiraca, tem o objetivo de aumentar os impactos positivos na sociedade e gerar oportunidades de negócios para pequenas empresas inovadoras.
Segundo a analista do Sebrae Alagoas, Beatriz Batinga, com a realização do Mutirão de Inovação, Arapiraca avança significativamente na implementação do Catalisa Gov. “A expectativa é que, ao final do processo, o município se torne um modelo de referência na adoção de compras públicas inovadoras, impulsionando a modernização dos serviços públicos e fortalecendo o ecossistema de inovação local”, afirmou a analista.
O evento contará com a participação de importantes atores no processo de inovação, como a consultoria contratada Jataí, a Agência Sebrae Arapiraca e a Unidade de Ambiente de Negócios (UAN), além do Sebrae Nacional. Esses parceiros desempenharão um papel essencial na estruturação e desenvolvimento das ações previstas no acordo.
Segundo o secretário municipal de Gestão Pública de Arapiraca, Yale Fernandes, a parceria com o Sebrae Alagoas se trata de um compromisso com o futuro da cidade. “Acreditamos que inovação se faz com propósito e com pessoas. Essa parceria para o CatalisaGov é mais do que um projeto, é um compromisso com o futuro da nossa cidade. Estamos dando passos firmes rumo à inovação na gestão pública, aproximando os serviços da realidade das pessoas e construindo soluções com inteligência e participação. É assim que queremos transformar a cidade: com gestão moderna, eficiente, conectada com o futuro e que tem compromisso com a melhoria da vida das pessoas”, afirmou.
Catalisa Gov
Para impulsionar as compras públicas de inovação e garantir maior eficiência no processo, o Sebrae desenvolveu o CatalisaGov. Trata-se de uma jornada nacional que envolve sensibilização, capacitação e consultoria técnica para apoiar gestores públicos na jornada das compras públicas de inovação.
A importância de firmar parcerias com diversos setores para o desenvolvimento de políticas públicas com foco nas pequenas empresas está diretamente ligada à promoção do crescimento econômico e ao fortalecimento do ambiente empreendedor. O poder público, por possuir recursos e influência, desempenha papel fundamental na criação de um ambiente de negócios favorável para o surgimento e crescimento dessas empresas.
Por meio dessas parcerias estratégicas, é possível estabelecer diretrizes e medidas que busquem a simplificação de processos burocráticos, a redução de impostos e incentivos fiscais, a oferta de capacitação e consultoria empresarial, além do acesso a linhas de crédito mais acessíveis. Essa cooperação pode impulsionar a geração de empregos, fomentar a inovação e contribuir para a diversificação e fortalecimento da economia local.
Experiência da Ufal
O mesmo projeto está em fase de implantação na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A consultoria auxilia os gestores da Ufal na identificação de problemas que precisam ser resolvidos, utilizando soluções oferecidas com empresas de inovação.
“O objetivo é contratar ferramentas de inovação para a Ufal, contratar startups, ou seja, outras soluções inovadoras para problemas críticos que não são facilmente resolvidos pelas contratações convencionais”, explicou Edson Lima, coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da universidade.
Reuniões já foram realizadas com a equipe da Proginst para criar um Plano de Trabalho que vai nortear a Ufal na utilização desse novo modelo de contratação. A universidade é a primeira no Brasil a participar do Catalisa Gov para combinar a resolução de problemas institucionais com o cumprimento do papel social de estímulo à pesquisa e à inovação.
“Esse tipo de contratação é totalmente inovador. É muito recente na administração pública e a consultoria vai permitir que a gente tenha segurança jurídica, segurança processual para poder executar. A nossa expectativa é que a gente consiga solucionar problemas críticos, problemas nevrálgicos da universidade, contratar startups, contratar inovação para resolver de maneira assertiva e, com isso, contribuir também com o desenvolvimento regional das startups”, reforçou Lima.