Não existe um padrão para o autismo. Cada pessoa no espectro é única, com suas próprias características, talentos e desafios. Essa é a mensagem da exposição “O Autismo não Tem Cara”, lançada neste em abril, mês da Conscientização sobre o Autismo. A exposição ficará até o dia 28 e traz 22 fotografias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas pela instituição Cuida da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Pelo quarto ano consecutivo, o Parque Shopping recebe a exposição das fotos captadas pelas lentes dos fotógrafos Chico e Gal Brandão. Em cada quadro, um rosto de uma criança ou um jovem autista com idades entre 05 e 19 anos. “O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Não há uma aparência física específica que identifique uma pessoa autista. A ideia desta iniciativa é combater estereótipos e preconceito, encorajar uma mudança de mentalidade em nossa sociedade e criar um ambiente cada vez mais inclusivo”, destaca Fabiana Lisboa, neuropsicóloga e fundadora da APAE.
Para a superintendente do Parque Shopping, Isabella Alencar, ações dessa magnitude são de extrema importância para reforçar as práticas de inclusão que são adotadas no mall durante todo o ano. “É um orgulho para nós que fazemos o Parque Shopping receber essa exposição. A inclusão precisa sempre ter espaço para ações, conversas e toda iniciativa com esse propósito o Parque Shopping acolhe de braços abertos”, disse Isabella.
Acessibilidade no Parque Shopping
O Parque Shopping adotou algumas medidas para tornar a experiência de compras mais confortável e acessível. No Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), a pessoa com deficiência oculta, pode retirar seu cordão de girassol, assim como tem os abafadores de ruído que ajudam os autistas a lidar com os estímulos do ambiente. O Cinesystem conta com sessões de cinema adaptadas para pessoas com sensibilidade sensorial, adaptando sons, luz e movimento. O shopping também disponibiliza vagas de estacionamentos exclusivas.