A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) confirmou, em nota divulgada nesta quinta-feira (3), que mais um óbito por meningite meningocócica foi registrado em Alagoas. A vítima é um menino de 7 anos, morador de Maceió.
De acordo com as informações divulgadas pela SMS, a criança, que estava com o tipo B da doença e não teve a identidade divulgada, morreu no último fim de semana, no Hospital da Criança, estava internada.
A família do menino reside no bairro Chã da Jaqueira, na parte alta de Maceió.
com o tipo B da doença. A família era residente do bairro Chã da Jaqueira, na região alta da capital alagoana.
Ainda segundo a SMS, assim que o caso foi identificado, a pasta tomou todas as medidas protocolares exigidas incluindo quimioprofilaxia e monitoramento das pessoas que tiveram contato próximo com o menino.
Leia a nota na íntegra:
"A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) confirma o óbito de uma criança de 7 anos, residente do bairro Chã da Jaqueira, ocorrido no Hospital da Criança em decorrência de meningite meningocócica tipo B.
Assim que o caso foi identificado, a Vigilância Epidemiológica adotou as medidas protocolares para esse tipo de ocorrência.
Entre as ações realizadas, está a quimioprofilaxia e o monitoramento dos contatos próximos. Além disso, foi preenchida a ficha de notificação compulsória, detalhando todo o histórico do paciente e as circunstâncias do caso, especialmente como se deu a evolução clínica, conforme exigido pelos protocolos de vigilância.
A SMS segue acompanhando a situação e reforça a importância da vacinação, principal forma de prevenção contra os diferentes tipos de meningite.
As vacinas que protegem contra diversos tipos de meningite, tais como meningocócica C e ACWY, BCG, Pentavalente e Pneumocócica 10, se encontram disponíveis em Unidades de Saúde e pontos fixos da capital."