O CM Cast, podcast que traz notícias locais e nacionais, lançou um novo episódio nesta quinta-feira (3).

 

Os jornalistas Carlos Melo, diretor do Grupo CadaMinuto, e Ricardo Mota analisam a possível saída do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do PL – partido do ex-presidente Jair Bolsonaro – e sua migração para a base do governo do presidente Lula.

 

Melo e Mota apontam que a possível indicação da procuradora Marluce Caldas, tia do prefeito, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem levado JHC a intensificar suas idas a Brasília e a se aproximar do governo petista.

 

“O eleitor médio não se importa mais com a sigla, e JHC é mais beneficiado por um sentimento anti-Calheiros ou anti-Paulo Dantas do que por fidelidade partidária. Além disso, ele domina a comunicação direta com a população nas redes sociais, o que é um grande trunfo”, analisa Ricardo Mota.

 

Os jornalistas avaliam ainda que, caso JHC retorne ao PSB, pode contar com o apoio de João Campos, que reassumirá a direção do partido. Ambos são contemporâneos, jovens, dominam as redes sociais e compartilham um estilo de comunicação semelhante, o que pode fortalecer sua posição política.

 

Melo e Mota argumentam que, no fim das contas, uma eventual mudança partidária de JHC não deve comprometer sua base eleitoral. Para eles, o cenário político atual revela um eleitorado cada vez menos fiel às legendas, priorizando a figura do candidato e sua atuação em detrimento da sigla à qual ele pertence.

 

Os episódios do CM Cast vão ao ar às segundas e quintas-feiras, sempre a partir das 12h.