A cidade de Arapiraca (AL) encerra a circulação agreste do espetáculo “INTERIOR”, promovida pelo Grupo Bagaceira de Teatro de Fortaleza (CE), em celebração aos 25 anos de trajetória. As apresentações acontecerão nos dias 14 de abril, às 20h, e 15 de abril , às 15h, no Teatro Hermeto Paschoal - Sesc Arapiraca, seguidas de debates com o público e oficina “O Ator no Processo Colaborativo”. A circulação tem o incentivo da Bolsa Myriam Muniz da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura.
Todas as apresentações possuirão tradução em Libras. A proposta complementar de oficina também vai ofertar vagas afirmativas para pessoas trans e travestis. A oficina “O Ator no Processo Colaborativo” acontecerá nos dias 15 e 16 de abril, das 9h às 12h, na sala multi eventos do Sesc Arapiraca. O público-alvo são jovens de 15 a 29 anos, mas as inscrições estão abertas para todas as pessoas a partir de 15 anos. A oficina é baseada em técnicas de criação colaborativa desenvolvidas pelo próprio grupo na construção da peça INTERIOR e em outras obras. Exercícios práticos, atividades de auto investigação e improvisos serão entrelaçados com momentos de leitura, reflexão e conversas.
“Uma peça que busca aconchegar, fazendo com que o público se sinta em casa. As pessoas sentam ao lado das personagens, comem bolo, sentem cheiros e compartilham suas histórias. A dramaturgia do espetáculo vai se misturando nas histórias de cada pessoa, numa experiência, ao mesmo tempo, íntima e coletiva. Um reencontro das pessoas com suas próprias vidas”, explica a produtora e atriz Isabella Cavalcanti.
O espetáculo conta com as atrizes Tatiana Amorim e Débora Ingrid, dramaturgia de Rafael Martins, na direção Yuri Yamamoto, produção de Isabella Cavalcanti, além de Ricardo Tabosa na comunicação e contrarregragem e Ciel Carvalho como operador de luz. Contemplado pelo Prêmio Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz – Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional, o projeto Interior: Grupo Bagaceira - Circulação Agreste percorre de 5 a 16 de abril, as cidades de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Arapiraca (AL).
Sinopse
“Interior” traz para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Elas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Dão conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida, onde o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avós.
Sobre o espetáculo
“Interior” é fruto de uma pesquisa de 2 anos. Nesse período, o Grupo Bagaceira percorreu 4 cidades do estado do Ceará (Beberibe, Icó, Itarema e Tauá), realizando trocas com artistas dessas localidades e mergulhando no universo cultural que viria a inspirar o espetáculo. Nessa imersão, o grupo encontrou brincantes de reisado, dramistas, atores de teatro e povos indígenas. Um processo muito especial, que teve como parceiros o ator Maurice Durozier, da companhia francesa Théâtre du Soleil, e a atriz e diretora paulista Georgette Fadel, que trouxeram provocações e contribuíram para a montagem da peça.
A ideia era ir além da pesquisa apenas das manifestações culturais, mas também vivenciar a tradição popular dos sujeitos dessas manifestações. Quem são as pessoas por trás dos reisados, dos caretas, das festas de padroeiros e padroeiras, dos grupos de teatro do interior? Como vivem as senhorinhas para além do papel das dramistas? Sobre o que conversam, como foi sua infância? Como seria impossível dar conta de tantas histórias lindas, colhidas durante o processo, o Bagaceira resolveu trazer para a cena as duas velhinhas. Elas, sim, dão conta de todas as histórias, possíveis e impossíveis.
Uma peça que busca aconchegar, fazendo com que o público se sinta em casa. As pessoas sentam ao lado das personagens, comem bolo, sentem cheiros e compartilham suas histórias. Como numa confluência de dois rios, a dramaturgia do espetáculo vai se misturando às histórias de cada pessoa, numa experiência, ao mesmo tempo, íntima e coletiva. Um reencontro das pessoas com suas próprias vidas.
Uma homenagem do Grupo Bagaceira aos artistas e à cultura do interior. Um atestado de que a cultura do nordeste jamais será engolida pelo tempo e, ao contrário do que se pensa, permanece moderníssima, capaz de dialogar com o mundo inteiro.
Trajetória da peça:
Com estreia no ano de 2013, algumas das programações que o espetáculo já participou são o 12º Feverestival (Festival Internacional de Teatro de Campinas/SP), o festival “O mundo inteiro é um palco” (Natal/RN), Festival de Teatro de Fortaleza, dentre outros. Sempre bem recebido por público e crítica, algumas das cidades pelas quais “Interior” já se apresentou são: Fortaleza, Itarema, Icó, Tauá e Beberibe (CE); Sousa (PB); Natal (RN); Teresina (PI); Maceió (AL); Aracaju (SE); Belo Horizonte e Uberlândia (MG); Rio de Janeiro (RJ); Campinas e Ribeirão Preto (SP).
O Bagaceira
Grupo de teatro experimental que, através de espetáculos autorais, vem construindo uma linguagem peculiar. Misturando referências plurais de forma inusitada, o Bagaceira conseguiu associar suas provocações conceituais a uma comunicação acessível, conquistando, assim, a simpatia de público e crítica. Desde o surgimento, em 2000, o grupo mantém uma produção ininterrupta, construindo desse modo um repertório diversificado, com peças que se mantêm em atividade por diversos anos.
Sediado em Fortaleza, na Casa da Esquina, o Bagaceira divide sua agenda de viagens, ensaios e compromissos com o tempo para a livre criação, de onde podem surgir novas ideias, textos, cenas e até mesmo projetos em outras áreas, ultrapassando a fronteira entre o teatro e outras linguagens.
Serviço
Espetáculo teatral “Interior”
Quando: 14 e 15 de abril (segunda e terça-feira), às 20h.
Onde: Teatro Hermeto Paschoal - Sesc Arapiraca (R. Manoel Francisco Cazuza, s/nº - Santa Edwiges).
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: livre.
Oficina “O ator no processo colaborativo”
Quando: 15 e 16 de abril (terça e quarta), das 9h às 12h.
Onde: sala multi eventos do Sesc Arapiraca. R. Manoel Francisco Cazuza, s/nº - Santa
Edwiges).
Inscrição Gratuita Vagas limitadas
Classificação: A partir de 15 anos
Mais informações no Instagram @grupobagaceira