A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), emitiu um aviso meteorológico alertando para a possibilidade de pancadas de chuva com acumulados significativos e rajadas de vento em pontos isolados do estado. As condições climáticas adversas devem começar nesta quarta-feira (2) e podem se estender até quinta-feira (3).

De acordo com os modelos de previsão do tempo, as regiões mais afetadas serão o Litoral Norte, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, a Zona da Mata e parte do Agreste alagoano. 

A formação de nebulosidade convectiva sobre a costa leste do Nordeste e o escoamento em baixos níveis da atmosfera favorecem a ocorrência de chuvas de intensidade moderada e rajadas de vento moderadas.

 

Riscos associados

A SPDEN alerta que as condições meteorológicas podem aumentar o risco de destelhamento de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas, além de alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana. Entretanto, até o momento, não há previsão de elevação significativa dos principais rios e lagoas do estado.

O órgão segue monitorando as condições meteorológicas e pode emitir novos alertas caso haja intensificação do volume de chuvas previsto. A população deve acompanhar as atualizações e seguir as orientações das autoridades para minimizar riscos.