Semana passada publiquei neste espaço que uma figura do meio político acompanhou deputados estaduais conversando sobre Renan Calheiros (MDB-AL) disputar o governo de Alagoas (leia aqui).

Dessa mesma fonte recebi o complemento da informação: O dono da ideia seria o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que precisa estrategicamente tirar o emedebista da disputa.

Arthur Lira recebeu um levantamento que mostra que Renan tem o primeiro ou o segundo voto em todos os municípios alagoanos na disputa por uma das duas vagas ao Senado em 2026.  

Ou seja, onde não tem o apoio da situação local tem o da oposição, que é um voto de liderança, de cabo eleitoral.

Algo que Arthur não tem na mesma proporção - neste momento, o que praticamente inviabiliza a sua segurança de ser candidato.

Por isso levou a questão para o presidente Lula (PT).

O que pode dar em troca ao petista?  

Ainda é segredo.

O deputado federal pode presidir a federação partidária em gestação entre o União Brasil e o PP, que se viabilizada viraria a maior bancada da Câmara dos Deputados.

EM TEMPO - Quanto ao antigo aliado JHC (PL), prefeito de Maceió JHC (PL), está tudo incerto desde a eleição municipal de 2024. Sobre a aliança visando 2026, há, hoje, desconfiança e falta de diálogo entre os dois personagens.