Articulações seguem forte nos bastidores do cenário político do Agreste
Com o potencial de segundo colégio eleitoral de Alagoas, e um eleitorado de 146.879 eleitores em 2022, em 2026 esse número poderá ser acrescido em uma média de 5%, Arapiraca poderá contar em 2026 com cinco nomes competindo as nove vagas para a Câmara dos Deputados.
As articulações e alianças nesse objetivo, seguem forte nos bastidores da política da terra de Manoel André e demais municípios do Agreste. Os nomes na primeira ordem, é do deputado federal Daniel Barbosa (PP) que está firme e bem articulado na sua reeleição.
O parlamentar vai fazer a dobradinha com o irmão o advogado Lucas Barbosa, ainda sem partido definido, para deputado estadual. Existe a possibilidade da sua filiação ao PT, após o resultado das eleições dos diretórios de Maceió e Arapiraca em julho deste ano.
Seguem a lista, o ex-deputado federal Severino Pessoa (MDB) com a experiência de um mandato de vereador por Arapiraca, dois mandatos de deputado estadual e um de deputado federal. “Não é marinheiro de primeira viagem”.
De acordo com uma fonte segura, o ex-deputado estadual e primeiro suplente de deputado federal Gilvan Barros, que obteve 53.732 votos em 2022, deve ir para a disputa fazendo uma dobradinha com o filho, o deputado estadual Gilvan Barros Filho (MDB) que vai para a reeleição para o terceiro mandato na Casa de Tavares Bastos.
O quarto nome é do ex-deputado estadual Dudu Albuquerque, que anunciou essa pretensão de disputar um mandado de deputado federal fazendo uma dobradinha com o seu filho o deputado estadual Breno Albuquerque (MDB).
Dudu Albuquerque pode ir para o “sacrifício” para fortalecer a reeleição de Breno Albuquerque, que poderá ter dificuldade no projeto de reeleição em razão da perda de redutos eleitorais a exemplo no município de Traipu.
O sexto nome para a disputa ainda é dúvida, será o nome apoiado pela família Nezinho, liderada pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) a vice-prefeita de Arapiraca Rute Nezinho (PP) e o vereador Rogério Nezinho (MDB).
Distanciado do grupo do prefeito Luciano Barbosa desde julho de 2024, o grupo segue nas articulações fortalecendo e buscando as alianças. Inicialmente está sendo especulado o nome do ex-deputado estadual e empresário Marcelino Alexandre, que até o momento não está “batido o martelo”. Vamos aguardar os próximos capítulos.