O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu as inscrições para a seleção de alunos regulares do mestrado através do Edital nº 01/2025 - PROPEP-CPG/UFAL/PPGCOM. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de abril e devem ser realizadas exclusivamente através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
As aulas têm início previsto para o segundo semestre de 2025. O Programa está ofertando 12 vagas, sendo seis para ampla concorrência e seis destinadas para o sistema de cotas. Neste, a distribuição ocorrerá da seguinte forma, conforme as normas da Ufal: 20% para candidatos negros (pretos e pardos), 10% para candidatos indígenas, 10% para pessoas com deficiência, 10% para pessoas trans e 10% para servidores da Universidade.
Podem se inscrever graduados em cursos de bacharelado ou licenciatura reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), bem como possíveis concluintes, desde que apresentem uma declaração de conclusão até a data da matrícula. No ato da inscrição, os candidatos devem submeter a documentação exigida exclusivamente pelo Sigaa, seguindo as orientações do edital.
O processo seletivo será realizado em três etapas: (1) Análise do pré-projeto (eliminatória); (2) Prova escrita (eliminatória) e (3) Entrevista com a comissão de seleção (eliminatória). A classificação dos candidatos em cada etapa será feita pela comissão de seleção com base nos critérios estabelecidos no edital.
De acordo com o coordenador do PPGCOM, Vitor Braga, o mestrado deve atender a uma demanda histórica de formação de profissionais da comunicação em Alagoas, haja vista se tratar da da primeira pós-graduação stricto sensu na área de Comunicação oferecida no Estado. “O Programa pretende formar docentes e pesquisadores(as) que sejam capazes de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como avaliar criticamente os diferentes níveis de abordagem para a análise do fenômeno comunicacional, considerando a multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas da área”, pontuou.
O mestrado conta com duas linhas de pesquisas: 1) Tecnologias da comunicação e transformações socioculturais; e 2) Linguagens, relações de poder e processos comunicativos. No site oficial é possível ter mais detalhes a respeito das linhas de pesquisa, assim como o corpo docente.
Acesse o edital clicando aqui e direcionando para a página de Processos Seletivos no Sigaa.