O deputado federal Marx Beltrão (PP) criticou nesta segunda feira (31) a decisão do governo federal em aumentar o preço dos medicamentos em todo o país. O governo autorizou reajuste máximo de 5,06% no preço de medicamentos a partir desta segunda conforme resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU).
“É muita insensibilidade e é um prêmio para as indústrias farmacêuticas, que já faturam bilhões no Brasil às custas da população. Quantas pessoas sequer conseguem comprar seus remédios e, agora, serão penalizadas com este reajuste. Sem contar os milhões que já apertam seus orçamentos domésticos e tiram de onde não têm para comprar medicamentos. Este aumento é injusto, vergonhoso e um deboche para com o povo brasileiro”, destacou Marx.
A decisão de permitir o reajuste é da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela regulação do segmento. O índice de aumento corresponde à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses encerrados em fevereiro.
De acordo com o ato, o reajuste seguirá três faixas, conforme a classe terapêutica dos medicamentos: o remédio de nível 1, poderá ter o aumento máximo de 5,06%; o de nível 2, seguirá o índice de 3,83%; e o de nível 3, 2,60%.