Na última quinta-feira (27), o Theatro Homerinho foi palco da primeira capacitação do Catálogo Raízes Criativas, um projeto inovador idealizado em 2024 pela Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP) para promover o empreendedorismo feminino e que agora segue crescendo em toda Alagoas. A iniciativa reuniu mais de 50 mulheres empreendedoras de diversas regiões com o objetivo de oferecer ferramentas práticas e teóricas para fortalecer pequenos negócios.
"Esse projeto é mais do que um simples catálogo de empreendedorismo, se trata de união entre mulheres de diferentes regiões da nossa terra, se trata de criar uma rede de apoio para que cada uma de vocês se destaque na economia alagoana. É por isso que criamos as nossas capacitações, para fortalecer e conectar vocês com o que há de mais inovador e criativo em nosso estado. Essa é a primeira de muitas que já estão programadas. ”, afirmou Gabi Gonçalves.
A capacitação ofereceu um conteúdo variado, incluindo inteligência emocional para empreendedoras ministrada pela psicológa Geyce Albuquerque e estruturação de negócios com o CANVAS com a analista de negócios do SEBRAE, Carolina Carioly, permitindo que as participantes adquirissem conhecimento prático para melhorar a gestão de seus empreendimentos.
As empreendedoras que participaram do evento puderam discutir suas dificuldades, trocar experiências e aprender umas com as outras, o que gerou um ambiente colaborativo de aprendizado coletivo. Para muitas delas, como Ariane Pita, da empresa Beliê, o curso trouxe insights fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades: “Estou muito honrada em ter participado desse evento, foi muito importante pra fortalecer a rede feminina de emprendedoras e a capacitação vai nos impulsionar ainda mais. A Gabi acertou em mais um projeto.”, declarou.
A necessidade de fomentar a autonomia financeira das mulheres em Alagoas é um compromisso do mandato da Deputada Gabi Gonçalves e tem se fortalecido entre seus projetos mais recentes. Segundo dados do IBGE, as mulheres representam 47,2% da população economicamente ativa do estado, mas ainda enfrentam desafios como desigualdade salarial e dificuldades de acesso a crédito e capacitação.
A plataforma surge como um apoio essencial em um cenário onde as mulheres, apesar de representarem 30% do total de empresas abertas anualmente no Brasil, enfrentam grandes desafios. As capacitações fazem parte de uma premiação do Catálogo Raízes Criativas que acontecerá em novembro de 2025.