A Diretoria Ampliada do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) discutiu nesta segunda-feira (31) na sede da entidade conteúdos relevantes sobre saúde pública para os municípios alagoanos, a exemplo da situação atual do Programa Mais Acesso Especialidades (PMAE); Mostra Alagoas Aqui Tem SUS; projeto de Saúde Mental; e o compartilhamento de informações da equipe do Conselho sobre o Encontro dos coordenadores da Rede Colaborativa; Seminário de Assistência Farmacêutica e de Licitações; e Semana da Comunicação realizada pela respectiva equipe do Cosems-AL.
Na oportunidade, a assessora técnica Mirna Vaz disse que já foi reforçado nas duas Comissão Intergestores Regional (CIR) Macrorregionais a importância dos secretários de Saúde incentivarem os técnicos na inscrição das experiências inovadoras dos municípios na Mostra AL Aqui Tem SUS, que sera em maio. Vale ressaltar que a etapa antecede a nacional que vai ocorrer em junho no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em Belo Horizonte-MG. O presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque afirmou que Alagoas deve levar 18 trabalhos para concorrer com os demais do país.
A técnica do Cosems-AL, Larissa Guimarães, falou sobre o projeto Nise da Silveira que contará com duas oficinas: a do inconsciente com previsão de acontecer em junho - e vai trabalhar com pinturas em telas - e em outubro será a de murais do inconsciente, que será sobre pinturas em muro. De acordo com ela, o projeto vai financiar o artista para ministrar aulas para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) dos municípios alagoanos.
O coordenador do Apoio Técnico Joelson Lisboa atualizou a Diretoria sobre o teor do Encontro de Coordenadores da Rede Colaborativa que ocorreu este mês em Brasília, acrescentando que foi discutida a elaboração dos relatórios, processo de trabalho da Coordenação de Apoio e estratégias de qualificação para o setor.
Um dos objetivos do encontro, na opinião de Joelson, foi discutir o monitoramento do Apoio com relação aos instrumentos de gestão dos municípios.
O coordenador do Apoio informou sobre a mudança nas plataformas de informação da AF, o que implicará em um cuidado maior por causa da lei de Responsabilidade Fiscal e a organização do território.
Com isso, o Cosems-AL vai ofertar o Seminário de AF e Licitações para auxiliar nessa organização dos municípios. O público estratégico serão os gestores, coordenadores da AF, contadores e controladores dos municípios.
A apoiadora regional Kathleen Moura relatou sobre a Oficina Mosaico promovida pela Organização Panamericana (OPAS) e Fiocruz que teve o intuito de capacitar os profissionais para o cuidado com os vírus circulantes.
Ela afirmou ainda que serão realizadas pela Sesau e o Cosems-AL acolhimentos para os municípios, por região de saúde, para abordarem todos os temas relacionados à Vigilância em Saúde.
O coordenador da Comunicação Rick Carvalho expôs sobre a segunda edição da Semana da Comunicação que ele e equipe da Assessoria de Comunicação do Cosems-AL levou para os profissionais da área de seis municípios polos das dez regiões de Saúde. Uma novidade da Secom deste ano foi o sorteio de temas com foco na educação permanente em saúde para as 10 RS e os seis melhores trabalhos das seis oficinas realizadas receberão troféus na Mostra AL Aqui Tem SUS.