A cidade de Penedo, localizada no interior de Alagoas, recebeu entre quarta-feira (26) e sexta-feira (28) o Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, uma ação coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) em parceria com a Superintendência Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O evento foi realizado na sede do Sebrae Alagoas e atendeu 560 agricultores familiares da região.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, visa descentralizar serviços e facilitar o acesso das mulheres agricultoras e suas famílias aos documentos básicos necessários para garantir a cidadania, especialmente para aqueles que residem em áreas rurais. A ação integra o projeto Agricultura Familiar em Movimento, desenvolvido pela Seagri, e proporciona atendimento gratuito aos moradores da zona rural de vários municípios.

De acordo com a Joseani Castro, gerente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o mutirão foi uma oportunidade para alcançar comunidades mais distantes, incluindo indígenas e povos ciganos, garantindo que os serviços chegassem até aqueles que, muitas vezes, não têm acesso a esses documentos por viverem afastados dos centros urbanos.

"Ter acesso à cidadania é um direito de todos, e com essa ação podemos alcançar a população da zona rural que, muitas vezes, não pode se deslocar até a zona urbana ou à capital para emitir a documentação que estão precisando. Em Penedo, além de realizar a iniciativa, fizemos uma busca ativa, disponibilizando transporte para que os agricultores participassem do mutirão. Estamos empenhados em garantir a igualdade e o acesso a políticas públicas e serviços essenciais para o agricultor familiar", afirmou Joseani.

Entre os serviços oferecidos durante o mutirão, destacam-se a emissão de registro de nascimento, identidade (RG), ID Jovem, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), além da atualização do CadÚnico, emissão da carteira do idoso, ações do Criança Feliz e rodas de conversa, entre outros atendimentos.

A ação contou com a parceria de diversos órgãos e entidades, incluindo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag), além das secretarias estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), e outros órgãos estaduais e municipais.

O mutirão de documentação é um passo importante para garantir que os agricultores familiares de Penedo e região tenham acesso a seus direitos e possam usufruir de políticas públicas essenciais para melhorar sua qualidade de vida e fortalecer o setor da agricultura familiar.

 

*Com Ascom Seagri