Já imaginou ter acesso a um curso totalmente gratuito de formação ou qualificação artística? Com a ESCULT, a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural, essa oportunidade está ao alcance de todos. Desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC), a plataforma virtual oferece cursos em diversas áreas para todas as regiões do Brasil.
Com mais de 50 mil matrículas realizadas até o momento, a ESCULT tem se destacado, especialmente nos cursos de produção audiovisual e fotografia, que são os mais procurados. A plataforma oferece desde cursos técnicos até pós-graduação, atendendo às necessidades de quem busca aprimorar seus conhecimentos no setor cultural.
O sucesso da plataforma é comemorado por seu idealizador, o coordenador-geral de Políticas para Trabalhadores da Cultura do MinC, Rafael Fontes. Ele destaca que a ESCULT tem se mostrado essencial para profissionais que já atuam no mercado e buscam uma formação qualificada. “Boa parte do sucesso da ESCULT se deve à percepção do MinC sobre a necessidade desses profissionais que já estão no mercado e querem ser inseridos, de ter uma formação qualificada", avaliou Fontes.
Desde seu lançamento, a ESCULT já emitiu mais de 7 mil certificados e tem contribuído de maneira significativa para o avanço da formação profissional no cenário cultural brasileiro. A escola tem beneficiado pessoas de diversas regiões do país, promovendo a inclusão e o acesso à educação de qualidade.
A artista Romana de Sá compartilha sua experiência positiva com a plataforma. Ela relata que, ao começar a utilizar a ESCULT, superou dificuldades em entender editais e redigir projetos, áreas em que teve muito aprendizado. "A plataforma tem uma linguagem acessível e é muito prática. Os profissionais são altamente capacitados, o que facilita o processo de aprendizado", conta Romana.
O grande número de matrículas e a alta demanda demonstram o impacto positivo da ESCULT na transformação da formação cultural no Brasil. O diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura do MinC, Deryk Santana, afirma que o MinC acertou ao criar uma plataforma pública, gratuita e democrática. “A ESCULT chegou a ser a segunda plataforma mais acessada do país em menos de um ano, o que reforça o nosso compromisso com a capacitação e a empregabilidade no setor cultural”, destacou Santana.
Para quem se interessou em participar de um curso de formação e qualificação artística, basta acessar a plataforma escult.cultura.gov.br e se inscrever.
A ESCULT é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Para mais informações, acesse o site www.gov.br/cultura.
*Com Brasil 61