Com o propósito de manter estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quinta-feira (27), duas coletas itinerantes de sangue. As ações ocorrem das 8h às 16h, em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, e, simultaneamente, em Coruripe, na Unidade de Coleta e Transfusão, no bairro Tércio Wanderley.
Entre os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para doar sangue, o voluntário deve ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar.
No caso do candidato a doação de sangue que tenha contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. Quanto ao voluntário que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de um ano.
Já o candidato à doação de sangue que fez ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, fica proibido de praticar o gesto voluntário. O Ministério da Saúde exige, ainda, que o voluntário tenha dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.