No dia 04 de abril de 2016,  aconteceu na Casa de Tavares Bastos, a Audiência Pública Ekuabo - Tempos de Áfricas- Sobre Lutas, Resiliência e Ativismo do Povo Preto, quando foi apresentado à sociedade a  proposta  do Projeto do Fundo Estadual da Igualdade Racial,

Sob a presidência da , então deputada estadual, Jó Pereira , ( 2015-2023) e participação importante da  secretária Estadual do Tesouro da SEFAZ, na época e redatora  do Projeto,  Renata Santos, que  compôs a mesa para apresentação da proposta.

A proposta da criação do Fundo Estadual de Promoção das Políticas para Igualdade Racial  surgiu, de diálogos bons, produtivos, empáticos, e dos conceitos concretos do então Secretário de Estado da Fazenda, economista George Santoro, de que para efetivar direitos sociais, econômicos e culturais é de supra importância  a criação de mecanismos sociais,  que deem sustentabilidade  e autonomia para que as ações aconteçam, daí em conversa com o Instituto Raízes de Áfricas,  o Projeto do Fundo Estadual de Promoção das Políticas para Igualdade Racial foi criando forma.

George, um visionário entusiasta, encantou-se com as possibilidades  do núcleo duro do Estado, passar a  contribuir com a construção de políticas antirracistas.

Aliás, foi a primeira vez, ( talvez, única) que uma gestão da Fazenda Estadual se debruçou sobre a agenda étnico-racial

O projeto do Fundo Estadual de Promoção das Políticas para Igualdade Racial  passou por diversos trâmites, como a submissão,  a diversos organismos e setores e depois de ir-de-lá-pra-cá, um estica e puxa desordenado, numa ciranda burocrática e indiferençada, ( será que é racismo estrutural?).

Depois de entrar  na disputas de egos , territórios negros  excessivamente competitivos, intoxicado com a energia dissonante, descalçou-se e deve está só com um pé de meia.

Alagoas dos desacertos (manda quem tem poder, obedece quem não tem letramento político)  

São 9 anos, ( quase uma década) que o Governo do Estado de Alagoas vira a cara, sem reconhecer que a criação do Fundo Estadual de Promoção das Políticas para Igualdade Racial é um instrumento   necessário feito  política reparatória para o povo negro.

Esta ativista,  só torce para que o Estado tenha tido sabedoria de guardar uma cópia, porque o projeto é bom, viu, Paulo Excelência?!

Obrigada Santoro  e à equipe da época!

Obrigada, Jó Pereira!

Yes, Alagoas tem um projeto de Fundo!