O CM Cast, podcast que traz notícias locais e nacionais, lançou um novo episódio nesta quinta-feira (27).
Os jornalistas Carlos Melo, diretor do Grupo CadaMinuto, e Ricardo Mota analisam os possíveis nomes que podem compor uma terceira via na disputa pelo Senado Federal em Alagoas nas eleições de 2026.
Melo destaca que esta será uma eleição atípica para o Senado, marcada pelo embate entre grandes forças políticas, como Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB), dois dos mais influentes líderes do estado e chefes de seus respectivos grupos políticos.
No contexto de uma terceira via, o jornalista ressalta a movimentação do ex-deputado estadual Davi Davino, que se filiou ao Republicanos e se aliou ao grupo de Antonio Albuquerque, ampliando sua base no interior do estado — contrariando a tese de que não teria apoio nessa região.
Mota observa que essa decisão foi tomada contra a vontade de Arthur Lira, mas com o aval de JHC. “Ele saiu do PP, partido de Lira, para o Republicanos, ligado ao grupo de JHC, que já conta com aliados na prefeitura. Esse fator não pode ser ignorado.”
O jornalista também lembra que a atual senadora Eudócia Caldas (PL) conta com o apoio do prefeito JHC, que pode até lançar sua própria candidatura ao Senado. Além disso, há nomes como Alfredo Gaspar (PL), que já demonstrou força eleitoral e atrai um eleitorado de direita e extrema-direita.
“Diante desse cenário, a existência de uma terceira via é uma possibilidade real. No entanto, imagine um contexto onde Arthur Lira e Renan Calheiros, diante de uma ameaça, decidem se unir. Isso já aconteceu antes – eles trabalharam juntos para enfraquecer a candidatura de Heloísa Helena. Uma aliança, mesmo que não explícita, não seria impossível”, ressalta Mota.
Ele também pondera que Davi Davino pode ser um plano B para o governo, caso JHC decida disputar o Senado. Segundo o jornalista, Davino se posiciona como um nome "novo" — não necessariamente por ideologia, mas por sua juventude e habilidade em campanhas.
Os episódios do CM Cast vão ao ar às segundas e quintas-feiras, sempre a partir das 12h.