O presidente do Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas (Detran/AL), Roberto Martins, parabenizou os parlamentares alagoanos pela aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 1253/2024, de autoria do Poder Executivo, que institui o programa "Minha 1ª Carteira Nacional de Habilitação - CNH Social". O programa beneficiará cidadãos inscritos no Cadastro Único com a gratuidade da emissão da primeira habilitação.
Apesar de reconhecer a importância da iniciativa, Martins enfatizou que, para que a medida tenha o sucesso esperado, é imprescindível que o Governo do Estado realize um concurso público para reforçar o quadro de servidores do Detran. "Essa iniciativa é uma reivindicação defendida pelo sindicato há décadas, pois é uma forma do Detran cumprir com sua responsabilidade social. O órgão arrecada milhões e essa é uma maneira de dar retorno à sociedade", afirmou o sindicalista em entrevista ao CadaMinuto.
Martins destacou ainda que, atualmente, há um déficit de 187 servidores no Detran, o que impacta diretamente a prestação dos serviços. "O Detran não tem servidores suficientes nem na capital, nem no interior. Esse é o presente que a gente espera que o governador Paulo Dantas anuncie. Esse é um compromisso que ele assumiu com os servidores", reforçou.
O sindicalista ressaltou a necessidade urgente de mais examinadores de trânsito, profissionais para atendimento ao público e a ampliação do número de Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no interior do estado. "Estamos há 25 anos sem a realização de concurso. Para garantir que esse programa seja bem-sucedido, precisamos de estrutura e de pessoal capacitado", finalizou.