A eleição dos diretórios estadual e municipais do Partido dos Trabalhadoras (PP) está motivando o aumento de filiados em todo o Estado de Alagoas. A eleição que vai acontecer em julho, despertou os dois principais grupos se mobilizando na atividade das filiações partidárias.
A disputa pelo comando do Partido dos Trabalhadores em Alagoas e principalmente em Arapiraca, é uma das mais acirradas dos últimos anos se constituindo em um fato salutar para à legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,
Além de possuir muitos elementos em jogo, incluindo o futuro do deputado federal Paulão e a aproximação de setores do partido ao prefeito de Maceió JHC, do PL.
O número de filiados demonstra o interesse pelo futuro do PT: são 193.443, segundo o TSE e usando dados de fevereiro. É o maior número desde 2009, quando o tribunal começou a contabilizar estes dados.
Só que houve um salto na quantidade entre março e abril do ano passado: de 185.487 para 190.644. Mais 5.157 integrantes. E qual o fato novo? A entrada da vereadora Teca Nelma, que parece ter decidido seu voto na disputa estadual petista.
Nelma aparece em fotos ao lado de Dafne Orion, presidente do Sindicato dos Urbanitários (um dos mais fortes e antigos no sindicalismo local, fundado em 1943), apoiada por Paulão e defensora do consenso
O deputado Ronaldo Medeiros lidera o movimento Renova PT, agrega as mulheres da Resistência Socialista, apoia Alê Costa como presidente do PT-Maceió e percorre o interior.
Em Arapiraca onde o PT não obteve um bom desempenho nas eleições 2024, não conseguindo eleger nenhum representante para a Câmara Municipal, o atual presidente Joãozinho Braúna concorrer à reeleição contando com o apoio do deputado federal Paulão. Outros nomes bastante competitivos estão na disputa pelo diretório no segundo colégio eleitoral do Estado.