O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realiza o mutirão do Tribunal do Júri da 8ª e da 9ª Varas Criminais da Capital. Na 8ª vara, ação acontece nos dias 17, 24 e 31 de março e nos dias 07, 14, 22 e 28 de abril. Já na 9ª vara, o mutirão ocorrerá em 24, 25, 26, 27 e 31 de março e 01, 02, 03, 07, 08, 09 e 10 de abril.
Os julgamentos serão realizados a partir das 8h, nos Tribunais do Júri do Fórum Desembargador Jairo Maia Fernandes (Foro do Barro Duro). Ao todo existem 30 processos pautados envolvendo casos de feminicídio, homicídio qualificado e tentativa de homicídio.
A ação tem o objetivo de desafogar a demanda represada nas unidade judiciárias, concretizando princípios constitucionais da eficiência e celeridade processual em favor dos jurisdicionados.
Treze magistrados participarão da ação, que está sendo coordenada pela Justiça Itinerante. A juíza Natália Castro, sub-coordenadora da Justiça Itinerante, explica que a participação dos juízes nos mutirões é muito importante porque ajuda na celeridade, levando ao cidadão a prestação jurisdicional mais rápida e eficaz.
“A 8ª e a 9ª Varas Criminais têm um grande volume de processos, então os magistrados chegam para dar mais celeridade, desafogando as demandas das varas. Além disso, também é uma forma para que os colegas conheçam um pouco da realidade de outras unidades”, disse.
Ela acrescenta que a participação no evento será computada para aferição do critério de presteza, em caso de promoção ou remoção e contará ponto no juízo proativo.