Jair Bolsonaro afirmava que somente deixaria o cargo de presidente da República se fosse preso ou estivesse morto. Nem uma coisa nem outra. Ele bem que tentou ficar no Planalto – mesmo derrotado nas urnas, como um aspirante a ditadorzinho. A afirmação era mais uma de suas bravatas para embalar os delírios de seguidores fanatizados por este exemplo de homem público. Perdeu, pôs um golpe em ação, mas deu tudo errado. A caminho da condenação pelo STF, o capitão da tortura prepara uma fuga do país. 

Em fevereiro do ano passado, o ex-presidente se hospedou secretamente na sede da embaixada da Hungria em Brasília. Com apoio do regime autoritário de Viktor Orban, este seria um roteiro para eventual fuga do corajoso Jair. A estada do “mito” durou dois dias, logo após a operação da Polícia Federal que apreendeu o passaporte do golpista. O caso foi revelado em março de 2024 pelo jornal The New York Times. 

Escapar do Brasil após uma sentença da Justiça é o roteiro mais óbvio para esse valentão de fantasia carnavalesca. Aliás, foi o que ele aprontou, após perceber que a jogada golpista caminhava para o fracasso. Saiu correndo para os Estados unidos, sem passar a faixa para o presidente eleito. Tudo muito de acordo com o padrão moral e político do sujeito. É uma questão de lógica. Os fatos apontam para o que virá.

Ao longo de sua trajetória como militar, e depois na política, Jair Messias se notabilizou por atos de covardia explícita. Largar companheiros pelo meio da estrada é com ele mesmo. Embalado pela cota de apoio popular que ainda lhe resta, esperneia com ensaio de ameaça ao STF e demais instituições. Ocorre que isso não assusta mais ninguém.

Seja lá o que Bolsonaro venha a dizer sobre seu futuro, todo mundo sabe que o fujão está pronto para escapulir diante de uma condenação à cadeia. Daí porque os apelos ao “amigo Trump” para algum tipo de intervenção americana na política brasileira.

No próximo dia 25, a Primeira Turma do Supremo começa a decidir se aceita a denúncia do procurador-geral, Paulo Gonet. O ex-presidente e a gang do golpe serão réus – e não têm como escapar de sentença condenatória. Portanto, olho vivo nesse covardão!