Após a diretoria do ASA acusar, neste domingo (16), a arbitragem do jogo da final do Campeonato Alagoano de atuar na partida favorecendo o CRB e cobrar apuração do órgãos competentes, a Federação Alagoana de Futebol (FAF), por meio da Diretoria de Arbitragem divulgou nota sobre o caso.
Segundo a FAF, o sistema do VAR, que a equipe do ASA afirmou que demorava de forma exagerada para averiguar os lances envolvendo o seu time e era ágil ao verificar os lances do CRB, apresentou instabilidades operacionais, impactando o tempo de revisão de determinados lances.
Ainda segundo a FAF, além dos problemas com o VAR, houve falha na comunicação entre a equipe de arbitragem e os operadores do sistema, causando uma “interpretação equivocada no momento da transmissão da informação”, no lance do gol do CRB anulado por impedimento.
Já no lance do gol de Anselmo Ramon, que o ASA apontou que teria ocorrido um toque no braço, a FAF disse que a decisão foi tomada com base nas imagens do VAR e que irá disponibilizá-las n Portal da Transparência da federação.
“A Direção de Arbitragem revisará os protocolos de operação do VAR e reforçará o treinamento da equipe técnica para evitar falhas semelhantes.. […} Além disso, os lances da partida serão submetidos à análise da Comissão Nacional de Arbitragem para uma avaliação isenta e criteriosa dos procedimentos adotados”, informou a FAF na nota.
Leia a nota na íntegra:
"A Federação Alagoana de Futebol (FAF), por meio da Diretoria de Arbitragem, vem a público esclarecer os acontecimentos da final do Campeonato Alagoano 2025, entre CRB e ASA, deste sábado (15).
Durante a partida, o sistema do VAR apresentou instabilidades operacionais, impactando o tempo de revisão de determinados lances.
No caso do gol anulado do CRB por impedimento, a marcação das linhas enfrentou instabilidades, resultando em um tempo maior de revisão. Além disso, falhas na comunicação entre a equipe de arbitragem e os operadores do VAR causaram uma interpretação equivocada no momento da transmissão da informação. A Diretoria de Arbitragem já solicitou explicações à empresa responsável pelo VAR para análise detalhada do ocorrido.
No primeiro gol do CRB, marcado pelo atacante Anselmo Ramon, a decisão foi tomada com base nas imagens do VAR, que serão disponibilizadas no Portal da Transparência da FAF.
A FAF lamenta os problemas técnicos registrados, reconhece o impacto gerado e reforça seu compromisso com a transparência e o aprimoramento contínuo da arbitragem no futebol alagoano. Como medida preventiva, a Direção de Arbitragem revisará os protocolos de operação do VAR e reforçará o treinamento da equipe técnica para evitar falhas semelhantes.
Além disso, os lances da partida serão submetidos à análise da Comissão Nacional de Arbitragem para uma avaliação isenta e criteriosa dos procedimentos adotados."