A Jornada Pedagógica 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Pesquisa e Extensão (Fundepes), terminou nessa quinta-feira (13). Com o tema “Garantir a inclusão, a equidade e a inovação no cotidiano escolar: perspectivas e desafios”, o evento promoveu debates que trataram da Educação em seus mais diversos segmentos.
Durante a manhã, a programação incluiu mesas de diálogo que abordaram temas como a educação ambiental e o esporte, a importância da alfabetização científica e o projeto Folguedos na Rede, além do lançamento do “Guia de rotinas socioemocionais”, produzido pela Coordenação de Educação Socioemocional da Semed. Momentos de troca de experiência ainda possibilitaram diálogos entre os profissionais presentes.
Jaeliton Francisco, diretor da Escola Municipal Marechal Floriano Peixoto, destacou a importância destes diálogos promovidos durante o evento: “Eu, por exemplo, trouxe a experiência da nossa escola lá de Ipioca, onde fizemos um trabalho interessante sobre a cultura oceânica, e a gente pôde compartilhar com outros professores, diretores, profissionais de apoio escolar, dentre outros profissionais. Foram momentos muito ricos para a nossa prática, que irão contribuir de forma significativa com o nosso fazer pedagógico em sala de aula”.
A palestra “Além dos muros: conectando experiências para uma Educação Inovadora”, ministrada por Lucas Paiva, diretor do Projeto Tiro na Lua Educação, foi o destaque da Jornada no período vespertino. A iniciativa visa transformar o cenário educacional através da inovação e da criação de soluções criativas.
“O que eu mais fiquei feliz é que existe muito esforço para fazer uma educação pública de qualidade e poder ver as ideias indo para o chão da escola é uma coisa maravilhosa. Então, eu não só agradeço, mas parabenizo a Fundepes e a Semed pelo evento e pelo trabalho belíssimo que estão fazendo”, celebrou Lucas.
A tarde contou ainda com o lançamento do vídeo pedagógico “Quando o laboratório de formação se transforma em aprendizagem ativa” e apresentações artísticas dos grupos Atrium Quinteto e Afroxote, chegando ao fim com uma solenidade de encerramento.
Para Rita Ippólito, consultora da Semed, a Jornada é uma forma de fazer a diferença na educação local: “Como falou uma educadora presente, ‘foi uma jornada que preencheu algumas das minhas dúvidas, que foram respondidas, e outras foram instaladas’. E é isso que é a educação: ela responde algumas dúvidas, mas também cria outras, e a gente nunca para, a educação nunca para. A educação é movimento e nós acreditamos na transformação dela para a rede de Maceió, que tem tudo para revolucioná-la”.