Com o início da Quaresma e a aproximação da Semana Santa, os comerciantes dos Mercados Públicos, Centro Pesqueiro e Balanças de Peixe já sentem o aumento na procura e venda dos pescados e mariscos. A alta demanda nesse período litúrgico e de maior consumo dos produtos também impulsiona a renda extra para quem vive desse meio.

Uma das pessoas que já sente esse aumento com otimismo é Maria Niedja, que comercializa os frutos do mar no Centro Pesqueiro. Ela conta que desde os 5 anos, por influência da família, sempre trabalhou descascando camarão, tratando peixes e catando sururu. Hoje, aos 53 anos, é casada com um pescador e tira a renda da família com a venda dos pescados.

 

Maria Niedja vende pescados e mariscos no Centro Pesqueiro do Jaraguá. Foto: Beto Macário/Secom Maceió

Maria Niedja vende pescados e mariscos no Centro Pesqueiro do Jaraguá. Foto: Beto Macário/Secom Maceió

 

“Com 5 anos de idade já começava a limpar camarão, depois fui tratar peixe, e nisso, me criei, casei, tive meus filhos e hoje ainda vivo nesse meio. Meu marido e meus filhos pescam e eu fico aqui todos os dias vendendo. Essa época é uma maravilha porque a gente consegue lucrar mais, abrimos a geladeira e estamos fartos de comida. Vendemos peixe cioba, dourado, arabaiana, camarão e sururu, tudo limpo e fresco”, diz Niedja enquanto atrai mais um comprador. 

O período da Quaresma, iniciado na Quarta-feira de Cinzas e que se estende até a Quinta-feira Santa, também justifica esse aumento. Maria Santana e Benedito Batista são casados há 18 anos e seguem a religião católica. Com o início da Quaresma, eles mantém a tradição familiar para comer peixe toda sexta-feira e já estavam garantindo a receita da semana, a famosa peixada ao molho. 

“Todo ano realizamos essa penitência. Na Semana Santa, a gente se reúne com a família na casa da irmã do Benedito e cada um fica responsável pelo prato. Sempre tem pirão, peixe frito, ensopado e camarão”, pontua. 

 

Maria Santana e Benedito Batista garantiram a compra do pescado para a semana. Foto: Beto Macário/Secom Maceió

Maria Santana e Benedito Batista garantiram a compra do pescado para a semana. Foto: Beto Macário/Secom Maceió

 

Jobson Lopes é administrador do Centro Pesqueiro do Jaraguá e afirma que os vendedores já estão preparados para receber a população com uma variedade de produtos, além de agradecer o apoio da gestão.

“Já começou a grande movimentação da população que procura os frutos do mar e a Prefeitura de Maceió vem sempre com aquele apoio fazendo o Centro Pesqueiro cada dia melhor. Então, venham para cá, a Quaresma já começou e em breve será a Semana Santa, nosso objetivo é sempre dar o melhor à todas às famílias”, destaca.

Confira o horário de funcionamento das Balanças de Peixe, Centro Pesqueiro e Mercados Públicos:

Balanças de Peixe:

Garça Torta - 8h às 14h (todos os dias)

Pajuçara - 8h às 14h (todos os dias)

Jatiúca - 8h às 14h (todos os dias)

Centro Pesqueiro

Jaraguá - 06h às 18h30 (todos os dias)

Mercados Públicos:

Jacintinho - 06h às 14h (todos os dias)

Benedito Bentes - 06h às 14h (todos os dias)

Tabuleiro - 06h às 14h (todos os dias)

Produção - 06h às 14h (todos os dias)