O Projeto Aflora Mangue finalizou mais uma etapa com a conclusão do plantio de 3.525 mudas de espécies nativas de manguezal em 1,41 hectare, às margens da Lagoa Mundaú, no Bom Parto. Com isso, somando-se à ação realizada no Flexal, o projeto alcança mais de 10 mil mudas plantadas em aproximadamente 4,5 hectares. A iniciativa prevê a recomposição de um total de 47 hectares de manguezal.
Os manguezais são ecossistemas essenciais para a fauna aquática e terrestre, atuando como berçários para diversas espécies e protegendo o solo das margens de rios e lagoas contra a erosão. Sua preservação é fundamental para o equilíbrio ambiental e o bem-estar das comunidades locais.
A implementação de medidas de compensação ambiental consta no Termo de Acordo Socioambiental, firmado em dezembro de 2020 entre o Ministério Público Federal e Braskem, com participação do Ministério Público do Estado de Alagoas e adesão do Município de Maceió.
Cuidados
Atualmente, as áreas plantadas estão em fase de manutenção e monitoramento. O acompanhamento contínuo avalia o crescimento das plantas por meio de indicadores como altura e diâmetro do caule.
As mudas utilizadas na recomposição vegetal no Bom Parto foram coletadas e produzidas na própria área do projeto Aflora Mangue. Antes do plantio, o solo passou por um período de "repouso" para absorver os nutrientes da água trazida pelo movimento das marés.
Espécies
A zona do mangue vermelho é aquela mais próxima da lagoa e fica a maior parte do tempo submersa. Nesse ambiente, destacam-se as enormes raízes expostas (pneumatóforos), facilmente confundidas com caules.
O mangue preto fica na faixa um pouco mais distante da lagoa, mas ainda recebe influência direta das marés. Nessa zona o solo fica seco quando a maré baixa e submerso quando a maré sobe. As raízes expostas pontiagudas e retorcidas são características da vegetação nessa área.
Já o mangue branco está na zona mais distante da lagoa e fica submerso apenas nas marés mais altas. As raízes emergem em menor quantidade do solo, e se diferenciam das demais espécies pela cor avermelhada das hastes que ligam as folhas ao tronco.
Plantio no Flexal
No Flexal, em 3 hectares próximos ao Riacho do Silva, foram plantadas cerca de 6.800 mudas de espécies nativas de manguezal e Mata Atlântica, adquiridas de viveiros credenciados e produzidas a partir de propágulos “sementes”, que são partes da planta utilizada para produzir uma nova planta, coletados na própria área do projeto. Assim como no Bom Parto, a área está em fase de manutenção e monitoramento.