Na sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos realizada nesta terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa de Alagoas, o governador Paulo Dantas fez um pronunciamento destacando as conquistas e os desafios enfrentados por sua gestão.
Ele também destacou um ponto que vem sendo bastante questionado em sua gestão: a segurança pública. E, além de anunciar a possibilidade de convocar mais 50 delegados, reafirmou o compromisso de reduzir a violência, investindo em Centros Integrados de Segurança Pública e novas viaturas.
"Quem cometer crime em Alagoas será caçado, preso e pagará pelo seu erro. Ainda dá tempo de mudar de lado", alertou.
Saúde e educação
Dantas iniciou seu discurso ressaltando as discussões realizadas na Casa de Tavares Bastos e enfatizou que o debate é essencial para alcançar indicadores significativos em áreas como saúde, segurança e educação e afirmou que "a página de resultados ruins e retrocesso passou".
Ao relembrar seu compromisso quando assumiu o governo em maio de 2022, Dantas destacou que sua meta era construir um estado moderno e inovador. "E é isso que nós estamos fazendo", afirmou, acrescentando que já cumpriu 60% do programa de governo, cujo documento está disponível no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O governador mencionou os investimentos na área da saúde, lembrando que muitos acreditavam que a construção de novos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (Upas) poderia levar o estado à falência. "Em minha opinião, essas estruturas têm salvado vidas a todo momento", defendeu Dantas.
Ele também enalteceu o comprometimento dos servidores públicos, destacando que a gestão é composta por pessoas responsáveis, transparentes e trabalhadoras.
Ainda este ano, Dantas prometeu entregar a UPA de Rio Largo e, em Maceió, o Hospital do Idoso e disse que, em Palmeira, será inaugurado o Hospital do Médio Sertão. Já em 2026, em Arapiraca, o Hospital Metropolitano do Agreste: “Esses projetos vão gerar cerca de 4 mil empregos”.
O governador anunciou a construção de 57 novas escolas, “o maior número da história de Alagoas” e revelou a construção de 200 novas creches, criando 40 mil vagas e 10 mil novos empregos para profissionais da educação, acreditando na "transformação silenciosa".
Parcerias e compromissos
Dantas ressaltou a importância da parceria entre os poderes executivo, legislativo e judiciário e manifestou respeito pela opinião da oposição, que muitas vezes alerta para correção de erros. Ele pediu “humildemente a ajuda do parlamento alagoano para continuar os projetos em andamento”.
O governador afirmou que seu governo é sensível e empático, cuidando de quem mais precisa. Segundo Dantas, proporcionalmente, Alagoas é o estado que mais investe no desenvolvimento humano, destacando que "a maior missão do cidadão é ser feliz".