O Carnaval se aproxima, e com ele, a expectativa de um aumento significativo na venda de bebidas alcoólicas nos mercados de proximidade, um modelo de negócio que abrange lojas de conveniência e minimercados de bairro. Com as ruas das cidades vibrantes de foliões e turistas, os estabelecimentos se preparam para atender a demanda, prevendo uma grande procura por cerveja, cachaça, vodka e outras bebidas típicas da festa.

Um levantamento realizado pela Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, revela que o faturamento com bebidas alcoólicas aumentou 137% nos mercados de proximidade, no Carnaval de 2024, em comparação a 2023.

Para o presidente da Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), as estratégias de abastecimento, a diversidade de bebidas e as promoções especiais são armas poderosas para atrair clientes. “A oferta de combos e sorteios de brindes temáticos são outras ações que os comerciantes podem implementar para impulsionar as vendas”, enfatiza Raimundo Barreto.

A praticidade também é um fator crucial durante o Carnaval. Com sua localização estratégica e horário de funcionamento estendido, os mercados de proximidade oferecem a conveniência de comprar bebidas geladas a qualquer momento, atendendo às necessidades dos foliões.

Segundo a pesquisa “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo”, divulgada em 2022 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC-Brasil e o Sebrae, o comércio perto de casa segue na preferência de 77% dos consumidores como principal local de compra do dia a dia.

Expectativas Altas

Carnaval é época de celebração e alegria, e os mercados de proximidade desempenham um papel fundamental no sucesso do evento. Com planejamento e estratégias eficazes, os estabelecimentos podem aproveitar ao máximo essa oportunidade de ampliar suas vendas.

Mesmo diante da alta da inflação, muitos comerciantes estão otimistas com a possibilidade de obter melhores resultados neste Carnaval. É o caso do empresário Fillipe Maiorano, que negociou antecipadamente com fornecedores para oferecer preços competitivos e atrair novos clientes para sua loja de conveniência Bebidas e Cia, localizada no bairro Serraria, em Maceió. “Organizamos nossos estoques e agora estamos prontos para atender aos diferentes gostos dos foliões com as bebidas mais badaladas da cidade”, afirma o empresário, que espera um faturamento superior a 30% no período carnavalesco deste ano, em relação ao ano passado.

Além de impulsionar a venda de bebidas alcoólicas, a festa de Carnaval ainda movimenta outros setores da economia local, como o de hotelaria, gastronomia e transporte. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval de 2025 movimente R$ 12,03 bilhões em receitas no país.